fevereiro 15, 2014

"8 blogs brasileiros sobre Urbanismo"

PICICA: "O primeiro critério adotado para a elaboração desta lista é de que os sites sejam blogs, ou seja, que expressem a opinião de seus autores, ao contrário de textos jornalísticos ou acadêmicos, que têm uma visão mais imparcial. Outro critério adotado foi a atividade dos blogs. Só entraram na lista blogs atualizados e com uma produção consistente." 

8 blogs brasileiros sobre Urbanismo


O primeiro critério adotado para a elaboração desta lista é de que os sites sejam blogs, ou seja, que expressem a opinião de seus autores, ao contrário de textos jornalísticos ou acadêmicos, que têm uma visão mais imparcial. Outro critério adotado foi a atividade dos blogs. Só entraram na lista blogs atualizados e com uma produção consistente. 

As descrições dos blogs e seus autores foram extraídos dos próprios blogs, ou sites de currículo.

A ordem da apresentação dos blogs é aleatória e não reflete nenhum critério de qualidade.
A lista atualizada dos blogs brasileiros está no cabeçalho do Urbanismo Diário.

Conhece outros  blogs brasileiros sobre urbanismo, então compartilhe com a gente nos comentários.  



blog da Raquel Rolnik
"Raquel é urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada."




Urbanidades
"O Urbanidades foi criado em janeiro de 2007 por Renato Saboya, atualmente professor adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, membro do Grupo de Pesquisa Desenho Urbano e Paisagem e do InfoArq – Grupo de Pesquisa da Informática na Arquitetura."




cidades para que(m)?
"João Sette Whitaker é graduado em Arquitetura e Urbanismo, e em Economia, é Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP 2003) e Livre-Docente pela FAUUSP (2013).

É professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Coordena o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP."











Cidades para Pessoas
"O Cidades para Pessoas é uma rede de conteúdo urbanístico. Financiadas por crowdfunding, a jornalista Natália Garcia e a artista plástica Juliana Russo percorreram 12 destinos pelo mundo em busca de ideias que tenham melhorado as cidades para seus habitantes."











Cidade Inteira
"Sérgio Magalhães é Arquiteto, FAU-UFRGS. Doutor em Urbanismo, PROURB-UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade Federal do Rio de Janeiro."





 THE URBAN EARTH
"Maria Cecilia Lucchese possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente desenvolve pesquisa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo sobre urbanismo na cidade de São Paulo, em programa de pós-doutoramento.
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, Política Habitacional e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, legislação urbanística, urbanismo, desenvolvimento urbano e legislação ambiental. Tem experiência docente na área de urbanismo (planejamento e projeto urbano) e de história da arquitetura e urbanismo."











arquitetura da liberdade
"Arquitetura da Liberdade pretende ser um espaço de divulgação e discussão de idéias alternativas e pouco convencionais a arquitetos e urbanistas. Não somos ligados a nenhuma instituição de pesquisa ou de ensino, ou a algum órgão ou entidade. Nosso interesse é aprofundar o conhecimento sobre a produção do espaço, seu funcionamento, sua lógica, sua utilidade, sua finalidade e publicar os resultados dessa busca para quem estiver interessado em caminhar conosco e nos auxiliar. De modo a alcançar esse objetivo, publicaremos neste espaço traduções, análises críticas e resenhas que abordam a arquitetura – como ciência, arte, técnica e prática – do ponto de vista da liberdade e da ação humana, ou seja, a partir da lógica da ação humana: a praxeologia."











à beira do urbanismo
"Pedro Jorgensen Jr., arquiteto e urbanista pela FAU-UFRJ, MSc em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE-UFRJ, especializado em Políticas do Solo Urbano pelo Lincoln Institute of Land Policy." 


Fonte: Urbanismo Diário

Nenhum comentário: