fevereiro 02, 2015

PODEMOS : a construção de uma segunda via política no Brasil

PICICA: "Saiu online! Pra quem não pôde comparecer ao QUEREMOS São Paulo, em 16 e 17/1, a integralidade da conferência de Javier Toret Medina com foco no 15-M e Podemos, as palestras de Bernardo Gutiérrez articulando a cosmopolítica e a tecnopolítica nas práticas do comum e de autonomia na América Latina, e Pablo De Soto apresentando sua cartografia do comum em cidades como Istambul, Atenas, Belo Horizonte e São Paulo, mais a intervenção de Luiza Erundina e as breves apresentações do evento por Celio Turino e minha mesmo". (Bruno Cava Rodrigues)

 
Um partido político formado a partir da história de agremiações como o espanhol Podemos, o grego Syriza e o MAS boliviano, que leve em conta ainda as experiências de democracia direta da Islândia e de outros países onde a ideia de “partido-movimento” tem adquirido rosto. A formação dessa agremiação é o que discute um grupo composto por ex-integrantes de outros partidos políticos, como por exemplo, Rede Sustentabilidade, Piratas, PSOL, PT, PCdoB, etc, além de pessoas que nunca tiveram filiação partidária, em um seminário aberto ao público que aconteceu dias 16 e 17 de janeiro de 2015 em São Paulo.

O nome do evento “Queremos”, não deixa dúvidas em relação à inspiração no partido espanhol. O local e horário do encontro também são simbólicos: o auditório do cursinho Henfil, na Avenida Paulista às 18 horas. Próximo ao horário e local do segundo ato contra o aumento das tarifas de ônibus e metrô convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL).

Provisoriamente nos identificamos com Coletivo Avante e nosso manifesto está na fase de redação final, temos um processo de horizontalidade e o texto tem sido discutido a muitas mãos. Os pilares dessa construção já definimos: o bem comum, o bem viver, o ecossocialismo e ocidadanismo.

O ecossocialismo é um dos pilares que mais avançamos na discussão e o cidadanismo é reflexo do direito de participação, algo muito evidente nas Jornadas de Junho de 2013. Há representantes dos garis do Rio de Janeiro, do pessoal que luta contra o Estado de exceção, principalmente lá, e há ainda muitos coletivos que surgiram nas Jornadas e estão integrados nesse debate.

O Avante seria uma espécie de “segunda via” no cenário político nacional. “Ele surgiu de uma necessidade de construir uma segunda via política no Brasil, nos colocamos assim, e não como terceira via porque, no nosso entendimento, o quadro político-partidário está concentrado numa via só. A gente identifica que esse é um dos grandes problemas da política e do Estado no país, castas partidárias e econômicas tomaram conta do bem publico”.

LINKS DOS VÍDEOS DO EVENTO “QUEREMOS”


QUEREMOS - 1de7 - 16jan15 - Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=3Q8BU...

QUEREMOS - 2de7 - 16jan15 - Apresentação Javier Toret
https://www.youtube.com/watch?v=tyKjm...

QUEREMOS - 3de7 - 16jan15 - Luiza Erundina
https://www.youtube.com/watch?v=YvjFD...

QUEREMOS - 4de7 - 16jan15 - Comentários e Debates
https://www.youtube.com/watch?v=_xI3P...

QUEREMOS - 5de7 - 17jan15 - Abertura e Pablo de Soto
https://www.youtube.com/watch?v=xiPz4...

QUEREMOS - 6de7 - 17jan15 - Bernardo Gutierrez
https://www.youtube.com/watch?v=iDcL7...

QUEREMOS - 7de7 - 17jan15 - Perguntas e Debates
https://www.youtube.com/watch?v=SqBHm...


Email - frenteavante@gmail.com
Twitter - https://twitter.com/Coletivoavante
Fan-page - https://www.facebook.com/FrenteAvante
Links sobre o Avante na imprensa - http://goo.gl/61cilv


Nenhum comentário: