março 07, 2010

Mini-curso: Clinica Psicossocial – Intensificação de Cuidados para o Usuário Com Sofrimento Mental Grave

Marcha à Brasília
Foto: Nivya Valente - Brasília-DF, 2009

Mini-curso

Clinica Psicossocial – Intensificação de Cuidados para o Usuário Com Sofrimento Mental Grave.


A atual conjuntura da Reforma Psiquiátrica em Goiás apresenta muitos desafios que precisam ser enfrentados. Como exemplo, podemos citar os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS que, como espaço estratégico para organização dos cuidados à saúde mental, tem apresentado alguns limites. Mesmo com a expansão desses serviços, as equipes de saúde mental, de uma maneira geral, enfrentam dificuldades para lidar com o usuário portador de transtorno mental grave, haja vista a exigência de uma atitude clínica de intensificação de cuidados.

O Programa de Intensificação de Cuidados a Pacientes Psicóticos, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, realizado com estagiários/as de medicina, psicologia e terapia ocupacional, demonstra que cuidados intensivos ao usuário com transtorno mental grave produzem mudanças significativas na qualidade de vida desses usuários.

Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a atitude clínica compatível com as exigências do cuidado intensivo, realizaremos o Mini Curso – Clínica Psicossocial – Intensificação de Cuidados para o Usuário com Sofrimento Mental Grave.

Contamos com sua presença!

Entrada franca – Restrito a profissionais.

Mini Curso – Clínica Psicossocial – Intensificação de Cuidados para o Usuário com Sofrimento Mental Grave.

Data – 12/03/10

Horário – das 8h às 11h30

Local – Auditório da Área I – PUC/GO - Pontifícia Universidade Católica de Goiás – (Prédio da Biblioteca).

Facilitador - Marcus Vinicius de Oliveira – Psicólogo, Prof. Departamento Psicologia UFBA e integrante do NESM Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios da Bahia e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Realização – Conselho Regional de Psicologia e Fórum Goiano de Saúde Mental

Nenhum comentário: