Reforma Psiquiátrica: Avançar para Garantir Direitos
Após um período de nove anos, por meio de várias lutas e reivindicações de usuários, familiares, trabalhadores e movimentos sociais – em especial, a Marcha dos Usuários a Brasília em 2009, realizada pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial e parceiros ― foi deliberada a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, evento que se propõe a elaborar de forma democrática as políticas públicas para a saúde mental em nosso país.
O Cenário atual exige um amplo processo de mobilização e discussão para efetivar políticas públicas que garantam uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, contemplando questões fundamentais como a assistência pautada pelo respeito aos direitos dos usuários, pelo cuidado integral em liberdade e pela assistência em rede complexa de base territorial.
Dessa forma, o Fórum Goiano de Saúde Mental e o Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO/TO realizarão a Mesa “Reforma Psiquiátrica: Avançar para Garantir Direitos” ― evento preparatório para o VII Congresso Regional da Psicologia e para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental, que se iniciam com as etapas municipais e culminam com eventos nacionais.
Contamos com sua participação!
Entrada Franca.
Programação:
Data – 11/03/10 – 5ª feira
Horário – 14h às 17h
Local – Auditório da Área I – PUC/GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – (Prédio da Biblioteca)
Mesa – Reforma Psiquiátrica: Avançar para Garantir Direitos
Expositor: Marcus Vinicius de Oliveira – Psicólogo, Prof. Departamento Psicologia/UFBA, integrante do NESM/Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios da Bahia e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Debatedores:
Representante da Secretaria Estadual de Saúde
Valderson da Silva Talon – Presidente da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás e membro do Fórum Goiano de Saúde Mental.
Heloiza Massanaro – Coordenação do Fórum Goiano de Saúde Mental e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO/TO
Realização: Fórum Goiano de Saúde Mental e Conselho Regional de Psicologia 9ª Região GO/TO
Parceiros:
Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde – ANEPS; Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás – AUSSM; Cineclube Antonio das Mortes; Conselho Regional de Serviço Social – 19ª Região - CRESS – GO; Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa; Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores; Centro Acadêmico de Psicologia da UFG; Diretório Central de Estudantes da UFG; Fórum dos Trabalhadores em Saúde Mental; Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SINDSAUDE; Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência – SINTFESP.
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário