agosto 02, 2010

Centenário de Adoniran Barbosa na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em Sampa



A Feira de Artes da Praça Benedito Calixto celebra o centenário de Adoniran Barbosa e os 23 anos da Feira no mês dos 450 anos do aniversário de Pinheiros (15/08/1550).

 Imagem que será reproduzida pela equipe Studio Kobra

João Rubinato nasceu no dia 6 de agosto de 1910 em Valinhos-SP, mas foi na cidade de São Paulo em 1932, que João Rubinato virou Adoniran Barbosa, tornando-se um dos maiores cronistas da Paulicéia, através de suas músicas e seus personagens. Para celebrar o centenário de seu nascimento e os 23 anos da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto haverá uma programação com várias atividades na praça no dia 7 de agosto. O evento na praça fazem parte dos festejos do 450º aniversário de Pinheiros, o bairro mais antigo fora do centro da cidade foi fundado em 15 de agosto de 1.550. Contaremos com a participação especial de Sérgio Rubinato, sobrinho e grande parceiro de Adoniran. No Espaço Plínio Marcos, tenda na feira onde acontece o projeto O Autor na Praça, teremos escritores e biógrafos de Adoniran, em tarde de autógrafos e leituras, já estão confirmadas as presenças do músico e compositor Ayrton Mugnaini Jr. autografando “Adoniran, dá licença de contar...”;do jornalista e pesquisador Celso de Campos Jr. autografando “Adoniran, uma biografia” (nova edição revista e ampliada) e do cartunista Junior Lopes realizando caricaturas do público em papel personalizado com imagem de Adoniran. No espaço também haverá uma exposição de capas de discos do arquivo da Vozoteca, que possui um acervo de mais de 5.000 vozes de personalidades brasileiras e internacionais, criada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall, antigo morador da praça e do Museu da Voz, Kawall é um dos fundadores da Feira e do MIS. Na área de alimentação, o tradicional grupo de Choro da Praça vai tocar músicas do repertório de Adoniran durante à tarde, com a participação dos músicos e compositores Adler São Luís, Ayrton Mugnaini Jr., Djalma Dias e outros convidados. O artista plástico e muralista Eduardo Kobra vai pintar com sua equipe, uma imagem de Adoniran no muro da Associação dos Amigos da Praça, o painel faz parte do projeto “Muro das Memórias” desenvolvido por Kobra. Para completar a homenagem, no Espaço Cultural Alberico Rodrigues, que também fica na praça, haverá exibições dos filmes “Candinho” de Mazaroppi e “O Cangaceiro” de Lima Barreto, que tem participações de Adoniran. Saiba mais sobre Adoniran Barbosa: www.dicionariompb.com.br/adoniran-barbosa / www.mpbnet.com.br/musicos/adoniran.barbosa.

Serviço
Feira de Artes da Praça Benedito Calixto celebra o centenário de Adoniran Barbosa, o 450º aniversário de Pinheiros e os 23 anos da Feira.
Dia 7 de agosto de 2010, sábado, a partir das 14h - Grátis.
Espaço Plínio Marcos, Espaço do Chorinho da Praça na área de Alimentação e Muro da Associação na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - Pinheiros.
(As exibições dos filmes “Candinho” (15h00) e “Cangaceiro” (16h30) acontecerão no Espaço Cultural Alberico Rodrigues – Praça Benedito Calixto, 159 - Tel. 3064 9737, com Entrada Franca).
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 9586 5577 - edsonlima@oautornapraca.com.br 
Realização: AAPBC – Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e Edson Lima.
Parceria e apoio neste evento: Espaço Cultural Alberico Rodrigues.
Apoio: Max Design, Cantinho Português, Jornal da Praça, TV da PRAÇA, Enlace-media.com, AEUSP – Associação dos Educadores da USP e Restaurante Consulado Mineiro.




Nenhum comentário: