PICICA: A Igreja Católica impôs um sacrifício ao Padre Orlando Barbosa, um dos líderes da resistência à construção de um terminal portuário nas imediações do mundialmente conhecido Encontro das Águas, ao afastá-lo da luta pelo tombamento daquela benção da natureza. Submetido a toda sorte de pressões, afastar-se do trabalho pastoral da comunidade que o acolheu deve ter sido seu maior sofrimento. Quem apostou na dispersão das forças vivas das comunidades do bairro Antônio Aleixo e da sociedade civil organizada, errou triplamente. A comunidade não se dispersou, a sociedade se uniu mais ainda e Orlando tornou-se um patrimônio da bravura dos setores da igreja comprometida com as lutas sociais. Teu sacrifício não foi em vão, Orlando. Tua luta é nossa luta, e ela continua nas mãos da juventude católica. Saudades, companheiro.
Mergulho pela Vida
Jovens da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus sensibilizados pela causa ambiental realizaram no dia 08 de fevereiro o “Mergulho pela Vida”, que aconteceu no encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, que formam o Rio Amazonas.
O gesto também quis provocar uma reflexão do recente tombamento do encontro das águas e as 500 milhões de assinaturas que foram entregue neste dia para a Presidente Dilma Rousseff, por motivo dos grandes impactos ambientais e culturais na criação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no oeste do Estado do Pará.
Nós jovens da Pastoral da Juventude não somos contra o progresso do nosso País, mais somos contra o progresso agressivo que fere e arranca povos tradicionais de seus habitats, impondo outro jeito de viver sem nenhuma consideração com a historia e com o progresso da vida local. - Disse Jonatas Vicente, membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Norte 1- AM/RR.
O “Mergulho pela Vida” quis chamar também a atenção para a Campanha da Fraternidade deste ano que nos chama para uma profunda e real mudança de hábito. Com o Tema Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema “A criação geme em dores de parto”, queremos e continuaremos fazendo mobilização nacional em torno deste desafio.
Hilário Dick, que esteve em Manaus assessorando a “Semana do Jovem líder”, nos chamou a atenção quanto os grandes desafios que continuaremos enfrentando na evangelização, nessa região rica e cobiçada. Hilário é padre jesuíta, educador de Jovens e adultos, Doutor em Literatura brasileira e atualmente reside em São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
Encontro das Vidas
Oh menina!
Não me deixe ver estes ferros entrar em nossa historia
Senti e ver mais um monstro tecnológico
Um belo encontro que o mundo deseja
Não pode ser separado por lucros
Convide-me a nos banhar, pescar e lutar por este encanto
E digo por este encanto sou encantado
Queria que fosse só meu / Mas o artista que fez desejou ser nosso
Ah!já vejo meu sangue junta-se a ele
Talvez por cobiça e estupidez de gente em desespero.
Jonatas Vicente
Autor/Fonte: Jonatas Vicente - Norte 1
Fonte: Pastoral da Juventude
Nenhum comentário:
Postar um comentário