abril 14, 2015

"Lançamento do documentário Baré: Povo do Rio, no SescTV, 19/04" (Índio é Nós)

PICICA: "Documentário inédito Baré: povo do rio, dirigido por Tatiana Toffoli, narra a cultura, crenças, ritos ancestrais e lendas dos Barés, revelando aspectos dessa etnia que vive ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro, no Noroeste da Amazônia. Com duração de 63’, o filme estreia no dia 19/04, domingo, às 22h30, no SescTV e integra projeto realizado pelo Sesc São Paulo, que também é composto por um livro homônimo lançado em 31 de março deste ano."

Lançamento do documentário Baré: Povo do Rio, no SescTV, 19/04

abril 19 @ 22:30


Documentário inédito Baré: povo do rio, dirigido por Tatiana Toffoli, narra a cultura, crenças, ritos ancestrais e lendas dos Barés, revelando aspectos dessa etnia que vive ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro, no Noroeste da Amazônia. Com duração de 63’, o filme estreia no dia 19/04, domingo, às 22h30, no SescTV e integra projeto realizado pelo Sesc São Paulo, que também é composto por um livro homônimo lançado em 31 de março deste ano.

O povo Baré sofreu violência cultural e exploração extrativista por parte do homem branco durante muitos anos, até sua língua de origem, da família linguística aruak, se perdeu. Hoje eles falam nheengatu – conhecida também como língua geral amazônica, difundida no século XVIII por missionários jesuítas e carmelitas – e têm a agricultura e a pesca como principal meio de subsistência.

Apesar da interferência dos brancos, essa etnia ainda preserva costumes de seus antepassados, como o kariamã, ritual de iniciação para a vida adulta. Neste cerimonial, apenas os rapazes recebem conselhos e ensinamentos dos mais velhos sobre como viver bem na floresta, e se preparam para tocar instrumentos considerados sagrados do Jurupari, figura da mitologia indígena. Os Baré acreditam que é proibido ver esse personagem. “Se alguém o ver sem se benzer vai comer terra, vai comer sal, pimenta, vai inchar e morrer”, conta um deles.

Durante o kariamã, os garotos, em jejum, seguem pelo rio em uma canoa. Em um determinado lugar da floresta, isolados, fazem peças artesanais, como balaio e peneira, caçam e plantam. Ao retornarem, eles prosseguem em outra etapa do ritual: expulsar o saruãça, espírito do mal, do corpo dos jovens, com benzimento e surra.  Ao final do kariamã, peixes e outros animais que servirão de alimentos também são abençoados. Assim os meninos são preparados para a vida adulta. Durante esse ritual, acontece outro, o dabucuri, quando alimentos e bens são ofertados às mulheres.

O projeto Baré: povo do Rio tem apoio do ISA – Instituto Socioambiental, da FORN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e da ACIMRN – Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro. Produzido pela Elástica Produções, o documentário tem argumento de Marina Marcela Herrero.

Sobre o SescTV:
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é pontuada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Documentário Baré: povo do rio
Estreia: 19/04, domingo, às 22h30
Duração: 63’
Ano: 2014
Classificação indicativa: Livre
Produtora: Elástica Produções
Direção, roteiro e montagem: Tatiana Toffoli
Argumento: Marina Marcela Herrero.
 Realização: Sesc São Paulo
Apoio:
ISA – Instituto Socioambiental
FORN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro
ACIMRN – Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro.

Para sintonizar o SescTV:
Canal 138, da Oi TV, ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Fonte: Índio é Nós

Nenhum comentário: