abril 13, 2015

"Melhor e Mais Justo: Democracia: aperfeiçoar, aprofundar, respeitar!" (Rede TVT)

PICICA: "Diagnóstico da crise de legitimidade dos partidos, dos sindicatos, da democracia representativa pela qual passa o Brasil, bem como da crise econômica. Indicação de possíveis caminhos para superá-la, como a necessidade da reforma política e combate à corrupção não por viés moralista (disseminado pelos tagarelas), mas pelo aumento da democracia participativa (corrupção ocorre quando há poucos decidindo e gerenciando), necessidade da reforma tributária e de um ajuste fiscal que não penalize trabalhador@s, mas que faça valer a Constituição que prevê taxação de fortunas. Hugo Albuquerque mandando muito bem em sua participação no programa Melhor e Mais Justo da Rede TVT. "a grande fronteira fiscal e tributária é botar o guizo na onça, é tributar o sistema financeiro, porque quando você tributa o sistema financeiro, você não só arrecada, como você fiscaliza dinheiro que é sonegado, dinheiro que é evadido"
Mas vai perguntar às belas almas anti-corrupção se querem algo parecido com CPMF de volta!" (
Cleber Lambert)




República. Do latim, res pública , coisa pública.

Proclamada no Brasil em 1889, pois fim ao império. Implantou o federalismo, descentralizando o poder e dando autonomia relativa aos estados e municípios; instituiu o sistema presidencialista, as eleições, a independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário; e a separação entre estado e igreja.

Ao longo da história, às custas de muitos conflitos e muitas vidas; e ainda com interrupções causadas pela era Vargas e depois pela ditadura militar, a República Federativa do Brasil foi se cosolidando.

Com o processo de redemocratização do país, a partir de 1985, ganhou o nome de Nova República e colocou em prática o período mais longo de democracia representativa vivido pelo país.


Muito se avançou nesses exatos 30 anos da redemocratização, mas muitos problemas na estrutura do estado e nas práticas políticas também são visíveis. Vivemos hoje um momento ímpar de crise política e institucional.


É preciso superar a crise, aprofundar a democracia e evitar retrocessos.

Esse é o debate do Melhor e Mais Justo.

Melhor e Mais Justo exibido em 09/04/2015
Tema: Democracia: aperfeiçoar, aprofundar, respeitar!

Nenhum comentário: