abril 10, 2015

"Liberalismo e a dominação econômica da política: Arendt e Foucault" (IHU)

PICICA: "A palestra Liberalismo e a dominação econômica da política: Arendt e Foucault insere-se no escopo da problemática que será tema do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU que tem como objetivo abordar, de forma transdisciplinar, investigações que problematizem saberes e práticas contemporâneas constitutivas de formas de vida e de ser sujeito na Contemporaneidade, tomando a biopolítica como conceito central.

Nesse sentido, a presente palestra busca examinar as principais implicações entre a centralidade da vida biológica na compreensão moderna da política e a progressiva imbricação entre economia e política. Para tanto, perpassa a paradoxal relação entre liberalismo e declínio da política compreendida como espaço da liberdade, assumindo como ponto de partida o estreito vínculo entre ação e liberdade, na obra de Arendt, em contraste com sua própria caracterização da modernidade e a caracterização do homo oeconomicus na obra de Michel Foucault."

Liberalismo e a dominação econômica da política: Arendt e Foucault



A palestra Liberalismo e a dominação econômica da política: Arendt e Foucault insere-se no escopo da problemática que será tema do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU que tem como objetivo abordar, de forma transdisciplinar, investigações que problematizem saberes e práticas contemporâneas constitutivas de formas de vida e de ser sujeito na Contemporaneidade, tomando a biopolítica como conceito central.

Nesse sentido, a presente palestra busca examinar as principais implicações entre a centralidade da vida biológica na compreensão moderna da política e a progressiva imbricação entre economia e política. Para tanto, perpassa a paradoxal relação entre liberalismo e declínio da política compreendida como espaço da liberdade, assumindo como ponto de partida o estreito vínculo entre ação e liberdade, na obra de Arendt, em contraste com sua própria caracterização da modernidade e a caracterização do homo oeconomicus na obra de Michel Foucault.

A partir da abordagem descrita acima, o presente evento contribui para compreender a vida humana como temática transdisciplinar e biopolítica, bem como auxiliar no debate das “formas de vida” resultantes das novas tecnologias biopolíticas e seus efeitos sobre a vida dos indivíduos e das populações, que são alguns dos temas centrais do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU.

Objetivos

– Analisar a relação entre liberalismo e declínio da política compreendida como espaço da liberdade a partir de Arendt e Foucault.

Inscrições

Faça sua inscrição aqui.




Público Alvo

Professores, acadêmicos, colaboradores da Unisinos e comunidade em geral.



Programação


15 de abril – quarta-feiraLiberalismo e a dominação econômica da política: Arendt e Foucault
Palestrante: Prof. Dr. Adriano Correia – Universidade Federal de Goiás – UFG
Horário: 19h30min às 22h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
Participe também do Lançamento do Livro:

Saiba mais

Correia é professor de filosofia da Universidade Federal de Goiás desde 2006. Graduou-se e fez o mestrado em filosofia na PUC-Campinas e concluiu o mestrado em educação (2001) e o doutorado em filosofia (2002) na Universidade Estadual de Campinas.


Investimento

Evento gratuito.


Coordenação

Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling  – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz  – UNISINOS


Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Cátedra Unesco-Unisinos de Direitos Humanos e Violência, Governo e Governança

Fonte: IHU

Nenhum comentário: