abril 02, 2015

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL AGRAVARÁ PROBLEMAS (Círculo da Cidadania)

PICICA: "As instituições de acompanhamento e medidas socioeducativas são precárias e ineficientes, mas o sistema carcerário brasileiro é um caos absoluto. A Anistia Internacional concluiu o que todos sabemos [3]: são verdadeiras masmorras, com "superlotação extrema, condições degradantes, com tortura e violência endêmicas". 70% dos presos liberados se tornam reincidentes e muitos aderem a organizações durante o cumprimento da pena [4].
 
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL AGRAVARÁ PROBLEMAS

Cerca de 90% da população brasileira é favorável à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos [1], atualmente em discussão no Congresso. Para a maioria, a medida diminuiria a impunidade e a sensação de impunidade prevalecente na sociedade brasileira. O adolescente deixaria de ser incentivado a praticar crimes ou aderir a grupos criminosos, por nutrir a consciência de que teria um salvo conduto legal.

Apenas 0,9% dos crimes são cometidos por adolescentes de 16-17 anos, menos de 0,5% no caso de homicídios e tentativas de homicídio [2]. A legislação hoje não deixa o adolescente infrator sem punição. São aplicadas medidas socioeducativas, que podem chegar à internação por até 3 anos. Nessa idade, considera-se que a chance de recuperação da pessoa é maior, não sendo interessante misturá-la com presos adultos em presídios comuns.

As instituições de acompanhamento e medidas socioeducativas são precárias e ineficientes, mas o sistema carcerário brasileiro é um caos absoluto. A Anistia Internacional concluiu o que todos sabemos [3]: são verdadeiras masmorras, com "superlotação extrema, condições degradantes, com tortura e violência endêmicas". 70% dos presos liberados se tornam reincidentes e muitos aderem a organizações durante o cumprimento da pena [4].

Ficam as perguntas: o que é melhor para a sociedade em termos práticos? 


O que poderia diminuir a insegurança cotidiana e, de fato, propiciar um futuro melhor para todos, inclusive para as crianças e adolescentes do Brasil, maiores vítimas da violência na cidade e no campo?

--

Referências:

[1] - http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/11/mais-de-90-dos-brasileiros-querem-reducao-da-maioridade-penal-diz-pesquisa-cntmda.htm

[2] - http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/segundo-ministerio-da-justica-menores-cometem-menos-de-1-dos-crimes-no-pais/

[3] - http://oglobo.globo.com/brasil/relatorio-da-anistia-internacional-alerta-sobre-agravamento-da-crise-na-seguranca-publica-no-brasil-15428728

[4] - http://institutoavantebrasil.com.br/brasil-reincidencia-de-ate-70/

Fonte: Círculo da Cidadania

Nenhum comentário: