março 02, 2016

IBASE: Incid faz encontros e lança nova publicação; Seminário debate: Desastres da Mineração: Pará e Minas Gerais; Investimento em infraestrutura na América Latina; Sociedade Civil promoverá Vigília da Dignidade; FSM

Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e
Econômicas


[Janeiro/Fevereiro]
[2016]

---


I
ncid faz encontros e lança nova publicação

A equipe do projeto Incid - Indicadores de Cidadania, que o Ibase desenvolve em parceria com a Petrobras, esteve em São Gonçalo e Itaboraí promovendo o II e o III Encontro do Fórum de Cidadania Ativa. O evento reuniu representantes de movimentos e organizações da sociedade civil da região para troca de experiências, agendas de luta e pactuação de atividades para o próximo Encontro em março.
Além disso, o projeto, a partir discussão sobre os Indicadores de Cidadania junto às Redes de Cidadania Ativa Municipais traz agora como resultado desse processo os Cadernos Municipais dos Indicadores de Cidadania.
Leia mais sobre o Incid em: www.incid.org.br

 

Seminário debate: Desastres da Mineração: Pará e Minas Gerais.

Profissionais de todo o país se reuniram em Belém, no Seminário: Desastres da mineração: Pará e Minas Gerais. O evento foi realizado no auditório do Núcleo Altos de Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. O Ibase promoveu o evento em parceria com o Gettam – Grupo de Pesquisa sobre Estado, Território, Trabalho e Mercado Globalizados do (NAEA-UFPA) e Labpsam– Laboratório de Pesquisa e Praticas Sociais na Amazônia, vinculado à Pós-graduação de Serviço Social da UFPA.

Investimento em infraestrutura na América Latina

A Coalizão Regional para a Transparência e a Participação, da qual o Ibase faz parte, acaba de lançar a publicação “Escenarios del financiamiento para el desarrollo de infraestructura en Sudamérica”. A publicação, com textos de Fernando Amorim, Gerardo Cerdas Vega e Eduardo Bacil (Ibase); Francisco Rivasplata (DAR); Vanessa Torres (AAS); Silvia Molina (CEDLA) e Miguel Luzuriaga (CDES), traça um panorama detalhado do estado da arte do financiamento para infraestrutura na América do Sul, com o foco nas ações do Banco Mundial. Ao final, há um texto comentando os desafios para o desenvolvimento da região. A publicação está disponível aqui.

Sociedade Civil promoverá Vigília da Dignidade

Em resposta ao atual cenário de desconstrução do princípio de igualdade entre todas as pessoas e a natureza –baseado em preconceitos, xenofobias, discriminações, patriarcalismos e ações de retiradas de direitos universais, além do uso da força e a orientação do Estado para este fim -, a sociedade civil brasileira e internacional promoverá, no dia 1 de agosto, uma grande Vigília da Dignidade, no Rio de Janeiro, cidade que recepcionará os Jogos Olímpicos 2016.

FSM

Entre os dias 18 e 23 de janeiro, a diretora do Ibase Moema Miranda e o jornalista e editor do Canal Ibase Pedro Martins estiveram em Porto Alegre, participando do Fórum Social Mundial, que completou 15 anos. 

Remoção é tema de exposição no Rio

Há cerca de um ano o fotógrafo alemão Marc Ohren-Leclef esteve no Brasil para encontrar moradores de favelas afetadas pela política de remoção da prefeitura do Rio de Janeiro. A ideia era entregar em mãos um exemplar do livro Olympic Favela, publicação que traz fotos de personagens de 14 favelas cariocas e os efeitos que a remoção está causando nesses territórios e conta com um texto de apresentação do diretor do Ibase Itamar Silva. Marc conseguiu entregar os livros e voltou para Nova Iorque, onde mora, e articulou uma exposição no Rio com as fotos. A exposição aconteceu entre 23 de janeiro e 02 de fevereiro no Studio X, na Praça Tiradentes.

Nenhum comentário: