maio 07, 2008

Assassinado o ativista Luis Palhano Loiola

Nota de falecimento
06/05/08

O Programa Nacional de DST e Aids registra com pesar o assassinato do ativista Luis Palhano Loiola, na cidade de Crateús, na região do sertão do Inhamus, no Ceará.

Luis Palhano foi presidente do Grupo Karatiu, de defesa dos direitos GLBTT, consultor e ex-membro da direção do Grupo de Resistência Asa Branca- GRAB. Professor Doutor, Palhano era vice-diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e estava com 40 anos.

Ativista incansável, Luis Palhano coordenou o projeto SOMOS (parceria entre a ABGLT e o PN-DST/Aids) nas regiões Nordeste e Norte por dois anos, e era consultor de projetos junto a prefeitura de Crateús e o GRAB, na área da Diversidade Sexual na Escola. Palhano também participou de diversos momentos importantes da construção do movimento homossexual e de Aids brasileiro.

Acompanharemos a apuração de responsabilidade deste crime cruel, que traz de forma clara, características de homofobia, a qual este programa combate de forma sistemática.

Por fim solidarizamo-nos com familiares, amigos e ativistas.

Solidariamente,

Mariângela Simão e Eduardo Barbosa
Diretoria do Programa Nacional de DST e Aids

**********

Abaixo – assinado em defesa da vida e contra a impunidade dos crimes homofóbicos

O Grupo de resistência Asa Branca – GRAB, o Grupo Karatiú e os professores da FAEC – Faculdade de Educação de Crateús/UECE, com imenso pesar, vem por meio desta informar sobre o bárbaro assassinato do companheiro de luta do movimento GLBTT Luís Palhano Loiola, ocorrido no dia 1º de maio último.Encontrado na sua própria residência com 21 facadas, não restam dúvidas de que a morte brutal teve motivações relacionadas à orientação homossexual do professor doutor, tendo em vista que não foram encontrados indícios de arrombamento ou roubos significativos. Não podemos cruzar os braços diante de tamanha monstruosidade.

Desta forma, solicitamos urgentemente o apoio de todas as entidades governamentais, não- governamentais e da sociedade em geral para integrar este abaixo assinado que se propõem a reivindicar das autoridades empenho para que tal crime seja devidamente investigado e os responsáveis punidos, a fim de evitar o desrespeito aos Direitos Humanos e a continuidade dos diversos crimes de natureza homofóbica que ocorrem no nosso país.

Na ocasião, informamos ainda a programação das homenagens a Luís Palhano, que ocorrerão no dia 07 de maio e contarão com a presença do assessor especial da Secretaria Especial de Direitos Humanos Ivair Alves Santos:

- Homenagem na sede do GRAB (Rua Teresa Cristina, 1050, Centro, Fortaleza-CE), às 11 horas.

- Manifestação por justiça seguida de Missa de Sétimo na cidade de Crateús a partir das 17:00 horas.

Para assinar este abaixo assinado basta clicar no link abaixo prencher os campos com nome completo e número do RG e clicar novamente em assinar.

http://www.abaixoassinado.org/webroot/abaixoassinados/672

PS: pedimos a todos(as) que enviem este ao máximo de pessoas possíveis. Certos de suas colaborações, já agradecemos,

Atenciosamente,

Francisco Pedrosa
Presidente - Grupo de Resistência Asa Branca - GRAB.

**********
NOTA: Enquanto isso, no Amazonas, os assassinos do ativista Adamor Guedes (AGLBT-AM) continuam impunes.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: