junho 30, 2011

Enquanto isso, no Rio de Janeiro a "maquiagem" para a Copa do Mundo vai de vento em popa

PICICA: "No decorrer das visitas algumas entrevistas coletadas deram origem a uma série de vídeos chamada Vozes da Missão. Quatro deles foram disponibilizados hoje, relatando as arbitrariedades, a truculência e as injustiças levadas à cabo pelo Estado em defesa da rentabilidade das empresas privadas que os grandes eventos vieram potencializar. Os vídeos relatam rapidamente as lutas das comunidades da Favela do Metrô, Morro da Providência, Restinga e Vila Recreio 2."
Enviado por em 20/06/2011

Nos dias 18-20 de maio de 2011, a Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil organizou uma missão especial no Rio de Janeiro para investigar os impactos da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 em comunidades que estão sofrendo processos de remoção e despejo. Estas são as Vozes da Missão.

Mais informações: www.dhescbrasil.org.br e blog.witness.org
Participantes da missão incluem:
- Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro
- Conselho Popular do Rio de Janeiro
- Pastoral de Favelas
- Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU)
- Central de Movimentos Populares (CMP)
- Movimento Nacional de Luta pela Moradia
- Comissão de Direitos Humanos da Alerj
- Grupo de Trabalho - GT de Conflitos do Conselho das Cidades
- Rede Contra a Violência
- Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza - ETTERN-IPPUR/UFRJ
- Observatório das Metrópoles - IPPUR/UFRJ

***

(Vídeo) Série “Vozes da Missão” relata impactos dos megaeventos em quatro comunidades do Rio (RJ)

Nos dias 18, 19 e 20 de maio foi realizada no Rio de Janeiro a visita da Relatoria do Direito Humano à Cidade da Plataforma Descha Brasil. Dentre os objetivos estava a elaboração de um relatório sobre os impactos da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016 sobre comunidades que vêm sofrendo com os despejos e remoções protagonizados pela tríplice aliança entre prefeitura, governo do estado e governo federal na capital fluminense. As visitas foram feitas em diversas comunidades atingidas (como Campinho, Vila Autódromo, Restinga, Vila Harmonia, Vila Recreio 2, Tabajaras, Rua do Livramento, Morro da Providência e Favela do Metrô). A relatora da ONU para a Habitação, Raquel Rolnik, também acompanhou um dos dias de visita.

No decorrer das visitas algumas entrevistas coletadas deram origem a uma série de vídeos chamada Vozes da Missão. Quatro deles foram disponibilizados hoje, relatando as arbitrariedades, a truculência e as injustiças levadas à cabo pelo Estado em defesa da rentabilidade das empresas privadas que os grandes eventos vieram potencializar. Os vídeos relatam rapidamente as lutas das comunidades da Favela do Metrô, Morro da Providência, Restinga e Vila Recreio 2.

O material promete auxiliar também no debate a ser realizado amanhã na audiência pública que será realizada no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. O tema central da audiência serão os impactos sociais que vêm sendo causados pelas obras relacionadas à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas na cidade. A audiência será realizada no dia 21/6 às 14:00 no Ministério Público Federal (Av. Nilo Peçanha, 31 – Centro) e contará com a presença, além de moradores e moradoras diretamente afetados/as, também da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério Público Estadual.

Fonte: Pela Moradia

Nenhum comentário: