A Cidade é a mais complexa das criações humanas, a expressão maior de nossa cultura. Nós a construímos e reconstruímos a partir das nossas ideias, projetos e desejos. Desenhar a Cidade é dever dos arquitetos e pensar sobre ela é um desafio de todos. O que esperamos de nossa cidade? Em que direção ela caminha? Como o desenho do espaço participa deste processo? O tema será abordado a partir de quatro diferentes escalas? Casa, Rua, Bairro e Cidade? Ajudando a compreender algumas ideias e contradições das disciplinas da arquitetura e do urbanismo.
4 aulas, segundas-feiras, das 19h30 às 21h30
13 de junho
A Casa: A casa e os edifícios — públicos e privados — não são ilhas dissociadas da cidade e têm um papel protagonista na ativação da vida pública. Como este papel se apresenta hoje e quais os desafios para as edificações na cidade?
20 de junho
A Rua: o Rio é a Rua. A Rua é o espaço público imediato, elemento de conexão e local de trocas e interações. Da apropriação pelo jogo de bola aos congestionamentos irracionais, a rua vem se transformando em espaço hostil. Como conciliar mobilidade e permanência? Como promover vitalidade?
27 de junho
O Bairro: os Bairros guardam características e identidades próprias. A tradicional vida de bairro como modelo de sustentabilidade urbana, a diversidade de usos e o fortalecimento do sentido comunitário de lugar. Como qualificar as vizinhanças?
4 de julho
A Cidade: a cidade nos contém. A ideia de urbanidade e os desafios para a cidade-metrópole. A cidade existente e a cidade que se deseja.
Pedro Évora é arquiteto e urbanista, foi aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e graduou-se na FAU UFRJ em 2003. Foi professor substituto de Projeto na Faculdade de Arquitetura da UFRJ entre 2007 e 2009. Atualmente desenvolve pesquisa pelo PROURB e é sócio da empresa Rua Arquitetos.
Pedro Rivera é arquiteto e tem mestrado em urbanismo no PROURB / UFRJ. Atualmente é professor da PUC-Rio, diretor do Studio-X Rio / GSAPP Columbia University e sócio diretor da empresa Rua Arquitetos. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário