abril 26, 2013

"Novas plataformas da mídia" (Observatório da Imprensa)

PICICA: "A mídia enfrenta uma das maiores encruzilhadas da sua história. O advento do digital pulverizou velhos paradigmas e modelos de negócio e as crises econômicas levaram muitos órgãos de comunicação social a conter investimentos e a esvaziar redações com reflexos inevitáveis na diversidade e profundidade da oferta de conteúdos na imprensa, rádio e televisão. Neste ambiente de incerteza perante o futuro, o programa Nativos Digitais acompanhou oito jornalistas portugueses, que estiveram em Washington a realizar um seminário sobre os “Elementos do Jornalismo”, promovido pelo Committee of Concerned Journalists e pela Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento. Neste programa fazemos um exercício de reflexão sobre os fundamentos desta profissão e das ferramentas que podem ajudar qualquer jornalista ou cidadão a migrar para as novas plataformas de mídia. Programa produzido pela consultoria Farol de Ideias, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, exibido pela emissora portuguesa RTP 2 em 20 de novembro de 2012."

ELEMENTOS DO JORNALISMO

Novas plataformas da mídia

Programa nº | 23/04/2013 |




Publicado em 20/11/2012
 


SINOPSE:
Os media enfrentam uma das maiores encruzilhadas da sua história. O advento do digital pulverizou velhos paradigmas e modelos de negócio e as crises económicas levaram muitos órgãos de comunicação social a conter investimentos e a esvaziar redações com reflexos inevitáveis na diversidade e profundidade da oferta de conteúdos na imprensa, rádio e televisão. Neste ambiente de incerteza perante o futuro, o Nativos Digitais acompanhou oito jornalistas portugueses, que estiveram em Washington a realizar um Seminário sobre os "Elementos do Jornalismo", promovido pelo Comittee of Concerned Journalists e pela Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento. Neste programa fazemos um exercício de reflexão sobre os fundamentos desta profissão e das ferramentas que podem ajudar qualquer jornalista ou cidadão a migrar para as novas plataformas de media.

EMISSÃO:
Terça-feira, 20 de Novembro às 19h45 na RTP 2
Uma produção da Farol de Ideias, com consultadoria científica do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho

NATIVOS DIGITAIS:
Os media atravessam o espaço de toda a vida social e política do país. Mas compreender de onde vêm e para onde vão é uma questão essencial do nosso tempo.
A RTP2, atenta ao compromisso público de explicar que sociedade de informação estamos a construir, lançou Nativos Digitais, um programa para clarificar a partilha de conhecimento através de todas as redes.
Aqui poderão encontrar-se os protagonistas, as empresas, os especialistas e os consumidores finais da nova nuvem de conteúdos.

LINKS:
www.rtp.pt
www.faroldeideias.com
www.facebook.com/nativosdigitais

Fonte: Observatório da Imprensa

Nenhum comentário: