abril 02, 2015

"Nas Águas do Lago do Aleixo a natureza padece com caldo letal", por Valter Calheiros

PICICA: "No decorrer da luta pela preservação do Lago do Aleixo e seus igarapés, um problema ambiental vem se perpetuando ao longo dos anos. Trata-se do despejo de resíduos do processamento de reciclagem de papel que são lançados pela empresa SOVEL DA AMAZÔNIA formando placas de massa com forte odor e a destruir a mata ciliar. A aplicação da lei e as intervenções realizadas por órgãos de fiscalização e de defesa do Meio Ambiente, ainda não foram suficientes para anular a ação poluidora causada no lago.

Para este caso a pedido de lideranças da comunidade através do Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo/CSELA, Clube de Mães Irmã Ruth Moura, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase/MORHAN e do Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas, tramita desde 23/07/2013 no MPF uma Ação Civil Pública que visa à tutela do meio ambiente em face do despejo de material tóxico no igarapé e lago do Oscar, localizado na micro bacia hidrográfica do lago do Aleixo."

NAS ÁGUAS DO LAGO DO ALEIXO A NATUREZA PADECE COM CALDO LETAL

(*) Valter Calheiros

O caboco da amazônica desde sua infância mantém uma íntima relação com as águas dos rios, lagos, igarapés e paranás. O ribeirinho que tem o seu sustento na pesca, na agricultura ou no trabalho em embarcações regionais que cruzam as longas estradas de rios, participa efetivamente da luta em favor da preservação de nossas águas. Esforço isolado ou coletivo que representa a garantia da vida no presente e no futuro desta região.



Pescadores nas margens do Lago do Aleixo e igarapé do Oscar – Área onde está localizada a empresa Sovel da Amazônia

Ao longo da orla da cidade de Manaus, na área do entorno do tombamento do Encontro das águas dos rios Negro e Solimões, os moradores do bairro da Colônia Antônio Aleixo são verdadeiros privilegiados pela natureza. Além do Encontro das Águas também podem apreciar de seus quintais o belo lago do Aleixo e mais de uma dezena de igarapés que margeiam o bairro.
 

 Lago do Aleixo, pescadora e seu filho observam poluição com resíduos sólidos.

A beleza presente nesta área torna maior a responsabilidade das instituições públicas e dos cidadãos em conservar esta importante região do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, pois é amparado por seu tombamento, status declarado pelo Conselho Consultivo do IPHAN em 04/11/2010. De fato, o Encontro das Águas possui este status de conservação desde agosto de 2009, quando foi constituído seu processo de tombamento, pois a Legislação Federal estabelece que um patrimônio e seu entorno cujo processo de tombamento está tramitando deve ser protegido até que seja julgado, sob pena de correr o risco de ao término do julgamento já ter sido degradado.

Pescadora levanta com no remo porção de massa com resíduos sólidos

Nos últimos anos os ribeirinhos e comunitários da Colônia Antônio Aleixo, vem travando uma luta em defesa da preservação do lago e dos igarapés. Por muito tempo o local foi utilizado como depósito de madeira e centenas de árvores formavam imensas jangadas a ocupar o leito do lago. Outras mazelas como todo tipo de lixo, o esgoto residencial e hospitalar que é despejado sem tratamento no lago, dentre outras, ainda hoje colaboram para ampliar a poluição das águas.

 Resíduos em forma de blocos de esponja despejados no lago do Aleixo / Igarapé do Oscar


No decorrer da luta pela preservação do Lago do Aleixo e seus igarapés, um problema ambiental vem se perpetuando ao longo dos anos. Trata-se do despejo de resíduos do processamento de reciclagem de papel que são lançados pela empresa SOVEL DA AMAZÔNIA formando placas de massa com forte odor e a destruir a mata ciliar. A aplicação da lei e as intervenções realizadas por órgãos de fiscalização e de defesa do Meio Ambiente, ainda não foram suficientes para anular a ação poluidora causada no lago.

Para este caso a pedido de lideranças da comunidade através do Centro Social e Educacional do Lago do Aleixo/CSELA, Clube de Mães Irmã Ruth Moura, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase/MORHAN e do Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas, tramita desde 23/07/2013 no MPF uma Ação Civil Pública que visa à tutela do meio ambiente em face do despejo de material tóxico no igarapé e lago do Oscar, localizado na micro bacia hidrográfica do lago do Aleixo.


Resíduos em forma de blocos de esponja despejados no lago do Aleixo / Igarapé do Oscar

Diante da insistência em poluir o lago, a empresa SOVEL DA AMAZÔNIA compromete diretamente as águas, a mata ciliar, peixes e pássaros. Assim, faz-se necessário que decisões efetivas sejam tomadas pelo Poder Público para solucionar o problema.

Vista do lago do Aleixo e Conjunto Amine Lindoso no bairro da Colônia Antônio Aleixo

A Proteção Ambiental de lagos e igarapés é um dever e ao mesmo tempo um desafio para os governantes, empresas e para o cidadão. O crime ambiental praticado ao longo dos anos no lago do Aleixo nos faz crer que as próximas gerações não terão a oportunidade de encontrar essa riqueza natural.


Comunidade ribeirinha nas margens do lago do Aleixo e saída do lago em direção a Estação de captação de água do PROAMA no Rio Negro

Assim, podemos afirmar que as ações da empresa poluidora, demonstram que a mesma não possui responsabilidade pelos valores ambientais necessários para uma boa convivência em sociedade e preservação da vida! Enquanto isso as águas do lago do Aleixo padecem com o caldo letal.


Mata ciliar preservada na boca do lago do Aleixo que dá acesso ao Rio Negro.

MANAUS, 22 DE MARÇO DE 2015 – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

FOTOS: Valter Calheiros

(*) Educador Salesiano, pesquisador e fotografo do Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas. Graduado em Teologia pela Universidade Católica Santa Úrsula / Centro de Estudos do Comportamento Humano/CENESC/AM,Pós-Graduado em Pesquisa e Ação Social pela Faculdade Tahirih – Manaus / Amazonas.

Nenhum comentário: