julho 22, 2015

Noam Chomsky: austeridade é a guerra de classes. Por Amy Goodman (GUERRILHA)

PICICA: "Um dos maiores pensadores da atualidade, Noam Chomsky, comentou sobre a crise grega meses atrás, em março. Para ele, enfrentar a austeridade na Europa é o primeiro passo para a guerra de classes voltar a explodir no velho continente." 

Noam Chomsky: austeridade é a guerra de classesPor Amy Goodman | Democracy Now!Um dos maiores pensadores da atualidade, Noam Chomsky, comentou sobre a crise grega meses atrás, em março. Para ele, enfrentar a austeridade na Europa é o primeiro passo para a guerra de classes voltar a explodir no velho continente. [[MORE]]Sobre o crescimento de organizações políticas como Podemos (Espanha) e Syriza na Grécia:Noam: É muito significativo. Mas observe a reação. A reação ao Syriza foi extremamente selvagem. Até então eles não haviam feito tanto progresso nas negociações, mas mesmo assim os alemães foram extremamente duros com eles.Ao lidar com os capitalistas da UE, o Syriza se viu forçado a recuar de quase todas as suas propostas eleitorais. O que está acontecendo com a austeridade é realmente uma guerra de classes. Como um programa econômico, a austeridade sob recessão não faz sentido. Ela só piora a situação. Assim, a dívida grega em relação ao PIB, na verdade subiu durante o período em que foram feitas políticas públicas para supostamente superar a dívida. No caso da Espanha, a dívida não era pública, e sim privada. Era as ações dos bancos. Estamos falando dos bancos alemães. Lembre-se: quando um banco faz algo perigoso, um empréstimo arriscado, alguém está fazendo isso de propósito. E as políticas que são projetadas pela Troika, você sabe, são basicamente pagar os bancos, os autores, bem como aqui. Noam Chomsky em 2010, nas lentes de Jean Baptiste, em ParisA população está sofrendo. Mas uma das coisas que está acontecendo é que as políticas social-democratas, de bem-estar social, estão morrendo. Isso é guerra de classes. Não é uma política econômica que faz algum sentido pautar em plena grave recessão. Mas ainda existe uma reação a Grécia, Espanha e Irlanda, também crescendo na França. Mas é uma situação muito perigosa, poderia levar a uma resposta da direita, falo da extrema-direita. Por exemplo: a alternativa dos gregos ao Syriza é o Amanhecer Dourado, partido neo-nazista.Assista e entrevista completa, exibida pelo programa Democracy Now! em março deste ano:» Amy Goodman é Co-fundadora da rádio Democracy Now, jornalista norte-americana e escritora

Noam Chomsky: austeridade é a guerra de classes

Por Amy Goodman | Democracy Now!


Um dos maiores pensadores da atualidade, Noam Chomsky, comentou sobre a crise grega meses atrás, em março. Para ele, enfrentar a austeridade na Europa é o primeiro passo para a guerra de classes voltar a explodir no velho continente.

Sobre o crescimento de organizações políticas como Podemos (Espanha) e Syriza na Grécia:

Noam: É muito significativo. Mas observe a reação. A reação ao Syriza foi extremamente selvagem. Até então eles não haviam feito tanto progresso nas negociações, mas mesmo assim os alemães foram extremamente duros com eles.

Ao lidar com os capitalistas da UE, o Syriza se viu forçado a recuar de quase todas as suas propostas eleitorais. O que está acontecendo com a austeridade é realmente uma guerra de classes. Como um programa econômico, a austeridade sob recessão não faz sentido. Ela só piora a situação. Assim, a dívida grega em relação ao PIB, na verdade subiu durante o período em que foram feitas políticas públicas para supostamente superar a dívida. No caso da Espanha, a dívida não era pública, e sim privada. Era as ações dos bancos. Estamos falando dos bancos alemães. Lembre-se: quando um banco faz algo perigoso, um empréstimo arriscado, alguém está fazendo isso de propósito. E as políticas que são projetadas pela Troika, você sabe, são basicamente pagar os bancos, os autores, bem como aqui.




image

Noam Chomsky em 2010, nas lentes de Jean Baptiste, em Paris
A população está sofrendo. Mas uma das coisas que está acontecendo é que as políticas social-democratas, de bem-estar social, estão morrendo. Isso é guerra de classes. Não é uma política econômica que faz algum sentido pautar em plena grave recessão. Mas ainda existe uma reação a Grécia, Espanha e Irlanda, também crescendo na França. Mas é uma situação muito perigosa, poderia levar a uma resposta da direita, falo da extrema-direita. Por exemplo: a alternativa dos gregos ao Syriza é o Amanhecer Dourado, partido neo-nazista.

Assista e entrevista completa, exibida pelo programa Democracy Now! em março deste ano:





» Amy Goodman é Co-fundadora da rádio Democracy Now, jornalista norte-americana e escritora

Fonte: GUERRILHA

Nenhum comentário: