julho 25, 2015

OUTRAS PALAVRAS: A atualidade chocante de Admirável Mundo Novo; Por que falar da escravidão no Brasil em quadrinhos?; Software Livre: a opção de salvar arquivos em formatos abertos; Parklets, um caminho para desprivatizar as cidades?; Debate: o impasse brasileiro e uma possível saída

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 531 - 24/7/2015


 
A atualidade chocante de Admirável Mundo Novo 
Oito décadas depois, romance de Aldous Huxley ganha nova atualidade, ao alertar que sociedades de controle podem apoiar-se, além da repressão, na tecnologia e culto do “progresso”. Por Ignacio Ramonet (Outras Palavras)

Por que falar da escravidão no Brasil em quadrinhos?
 Produzido a partir de vasta pesquisa, novo livro de Marcelo D’Salete mostra que negros escravizados sempre resistiram e ajuda a compreender conflitos raciais contemporâneos. Por Carolina Ito (Outras Palavras)

Software Livre: a opção de salvar arquivos em formatos abertos 

Vale substituir extensões patenteadas, como "docx", "xls" e "mp3" por alternativas livres. Você resiste a monopólios e garante uso pleno e longevidade de seus dados. Por André Solni(Blog)

Parklets, um caminho para desprivatizar as cidades? 

Criador das micro-praças que recuperam, em São Paulo, espaço invadido pelos automóveis, propõe: posso próximo é abrir "jardins de chuva", que rompem asfalto e tornam ruas novamente permeáveis. Por Marcos de Sousa, no Mobilize (Outras Mídias)

Antropofagia, Montaigne e um
a receita especialComo filósofo francês enxergou o canibalismo dos tupinambás – e de que modo este choque cultural inspirou um caldinho original, cuja receita oferecemos. Por Espaço Oca, parceiro de Outras Palavras (Oca)

Especial: Aberta Feira de Livros Boitempo - Outras Palavras
 

Todos acervo de uma das mais criativas editoras brasileiras com descontos especialíssimos: 10% para todos os leitores; até 70% para quem contribui com sustentação autônoma do site (Outros Quinhentos)
 
Debate: o impasse brasileiro e uma possível saída
 

País estará condenado a oscilar entre "ajustes fiscais" regressivos e "desenvolvimento" capitalista desigual e devastador? Haverá alternativas? Observatório da Sociedade Civil e Outras Palavras convidam a debater, em 29/7 (Blog)

Nenhum comentário: