julho 08, 2015

"TODO MENINO É UM REI", por Licínio Januário (Catarse)

PICICA: "Três jovens sonhadores, a Pedra do Sal como palco e o samba de roda como trilha sonora.
- Ajuda-nos a montar este espetáculo?
- Por que? 
Porque vocês terão a oportunidade de contribuir para uma linda homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, do qual certamente nunca irão se esquecer."


Três jovens sonhadores, a Pedra do Sal como palco e o samba de roda como trilha sonora.
- Ajuda-nos a montar este espetáculo?

- Por que? 

Porque vocês terão a oportunidade de contribuir para uma linda homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, do qual certamente nunca irão se esquecer.

Apresentação



Três jovens sonhadores, a Pedra do Sal como palco, o samba de roda como trilha sonora e uma pergunta como ponto de partida: "O que te move?”.

“Todo menino é um rei” é um espetáculo 100% independente, sem subsídios financeiros para suas criações e sem nenhum tipo de apoio ou patrocínio. Nesse momento estamos em processo de leitura e pesquisa, e passaremos para fase de criação apenas se atingirmos a meta estipulada. Embora a peça se passe em um espaço aberto, nos faltam detalhes que são extremamente essenciais: A construção de cenário, a aquisição de figurinos e o apoio dos profissionais que contribuíram para as necessidades do espetáculo. A peça ficará em cartaz de Sexta feira à Domingo e tem como prazo estipulado de estreia o dia 31 de Julho. Além de que durante um mês faremos a abertura da tradicional roda de Sexta feira da Pedra do sal.

Sinopse

Todo Menino é um Rei conta a história de dois “meninos-reis” de universos e realidades extremas. Eles têm suas vidas interligadas através dos encontros e desencontros da cidade grande.

Tal fato irá resultar no surgimento de uma grande amizade e no envolvimento amoroso de ambos por uma mesma rainha. De um lado desta história temos o personagem Bruno, um guia turístico morador do Morro da Conceição. Malandro, fascinado pela história e arquitetura do séc. XIX, Bruno é uma pessoa de bem com a vida, apesar das dificuldades que encontra pelo caminho. Do outro, o personagem Yuri, um advogado recém formado, morador de Copacabana e líder de um movimento político que visa um futuro melhor para o país. No pico desse triângulo encontramos a personagem Sandra, uma atriz, simpática, solidária e simples, mas muito confusa quando se trata de suas escolhas amorosas. Sandra e Yuri foram namorados de longa data, mas o destino coloca Bruno no meio dessa relação e Sandra se vê dividida entre o ex namorado de longa data e uma nova paixão que parece despertar o melhor dela.

Por que Pedra do Sal? 


Para homenagear os 450 anos da cidade maravilhosa não poderíamos escolher um palco melhor do que a Pedra do Sal para realização desse espetáculo. A Pedra do Sal é um lugar que contém uma carga histórica importantíssima e gloriosa. Denominada como "berço do samba carioca”, hoje em dia abraça inúmeros movimentos culturais/artísticos mesclando desde as tradicionais rodas de samba de Segundas e Sextas, ao Baile Charme e o Jazz. Nela frequentam pessoas de todas as idades e de todos os lugares do Rio, assim como muitos turistas brasileiros e estrangeiros.


Justificativa / Objetivo

1- “Todo Menino é um Rei” tem a proposta adicional de apresentar o amor e o diálogo entre os vários estratos e classes sociais da cidade grande e desigual, independente de barreiras físicas, temporais e das normas sociais impostas. A peça fala do amor para além de quaisquer fronteiras, questão que é de grande importância se pensar nos tempos atuais.
2- Sendo a Pedra do Sal e suas adjacências um local histórico da cidade do Rio de Janeiro, um espaço de zona cultural e de divertimento, o espetáculo “Todo Menino é um Rei” incentivará e contribuirá para a produção e difusão da cultura e história do lugar, já que traz como protagonista um morador do Morro da Conceição e o samba como plano de fundo.

3- O espetáculo atrairá turistas, por ser mais um espetáculo de cunho típico brasileira e principalmente carioca, proporcionando divertimento e conhecimento sobre a nossa cultura;

4- A apresentação ainda incentivará o comércio local, já que atrairá público com regularidade;

5- O público jovem de outras regiões passará a frequentar e a conhecer a zona portuária e sua história;

6- “Todo Menino é um Rei” é também um incentivo ao desenvolvimento musical e cênico, através dos estudos que serão realizados pelos jovens pesquisadores, tanto na dança quanto na atuação, contribuindo assim para a produção teatral carioca.

Detalhes Sobre as recompensas

1- Depositando qualquer valor acima de dez reais vocês nos ajudarão profundamente na realização desse sonho.

2- Doando a partir de 25 reais doaremos 1 kg de alimento não perecível para escola Padre Francisco de Mota, situada no centro do Morro da Conceição. Uma escola que vem passando por vários momentos de dificuldade, estando próxima de encerrar suas atividades.

3- Entre as recompensas, ofereceremos vagas para um workshop completo dado pelo diretor do espetáculo, Gláucio Gomes. Daremos a oportunidade deste privilégio por um valor de 300,00. Além da opção de garantir um estudo em uma oficina durante o mês de Julho com o grupo de Samba de Roda Reconca Rio, antes de nossa estréia.

O Diretor


Após 27 anos trabalhando ininterruptamente como ator, pensando em um dia dirigir um espetáculo, Gláucio Gomes se encantou pelo texto, decidiu então dirigir e usar toda experiência que adquiriu trabalhando com mestres consagrados como José Renato Pécora, João bethencourt, Jorge Dória e Grandes diretores como Moacir Chaves, Cláudio Torres Gonzaga, Ricardo Kosovski, Hamilton Vaz Pereira, Daniel Hertz, Marcio Trigo, Henrique Tavares, João Fonseca, André Paes Leme, Marco Antônio Braz entre outros.

Ficha Técnica:

Texto: Licínio “Chocolate”
Colaboração Dramatúrgica: Gisele Rodrigues
Diretor: Gláucio Gomes
Atores: Aline Marques, Matheus Corcione e Licínio “Chocolate”
Assistente de direção: Tainá Bavilacqua
Preparador Corporal: Eliete Miranda
Músicos: Douglas Adelino, Leonardo Dias e Pedro Prata.
Fotografo: Ricardo Schmidt.
Colaboradores na Pesquisa: Gisele Rodrigues, João Pedro Maciel, Eric Polly.


Orçamento



E se passar do valor orçado?

O valor que nós orçamos é apenas o necessário para passarmos o projeto pra próxima fase, realiza-lo com mínimas condições possíveis, e ainda contando com a boa vontade dos profissionais envolvidos. Por outro lado, nós precisamos contratar alguém para inscrever a peça na Lei de incentivo a Cultura, porque após essa temporada nós pretendemos adaptar o projeto para o teatro, logo, se passar do valor orçado vocês estarão nos ajudando a caminhar para terceira fase do projeto.

Quaisquer dúvidas, questões, convites, elogios e afins fale conosco pelo nosso email: equipetodomeninoeumrei@gmail.com

Nos acompanhe também pela fanpage:
https://www.facebook.com/todomenino

Fonte: Catarse

Nenhum comentário: