julho 12, 2015

OUTRAS PALAVRAS: Sob o espectro de uma nova crise financeira; Piketty: na Grécia, a Europa decidirá seu futuro; E se o Brasil submeter “ajuste fiscal” a plebiscito?; Rosa Luxemburgo, a marxista menos eurocêntrica?; Outros Quinhentos oferece livro sobre marxista heterodoxa; O colapso dos grandes herbívoros; Bolsa-pedal: “Que absurdo!”. Ah, em Paris? “Très élégant”

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 526 - 10/7/2015



Sob o espectro de uma nova crise financeira
Altas expressivas nas ações e imóveis, em meio a estagnação econômica, sugerem: desigualdade é inédita; excesso de dinheiro em poucas mãos está gerando "bolhas" insustentáveis. Por Jerome Roos (Outras Palavras)

Piketty: na Grécia, a Europa decidirá seu futuro
 

Autor, de "O Capital no Século XXI" sustenta: associar dívida a pecado, que deve ser pago com penitência, indica atraso mental, ou interesse em preservar privilégios e desigualdades. Entrevista a Gavin Schalliol (Outras Palavras)

E se o Brasil submeter “ajuste fiscal” a plebiscito?
 

Assim como a Grécia, país está sujeito à ditadura financeira. Só mobilização social pode ser capaz de enfrentá-la, agora que governo Dilma parece rendido a ela. Por João Telésforo (Outras Palavras)

Rosa Luxemburgo, a marxista menos eurocêntrica?
 

Nova obra sobre revolucionária polonesa-alemã destaca sua contribuição essencial: compreender pioneiramente papel indispensável das periferias no processo de acumulação capitalista. Por Isabel Loureiro (Outras Palavras)

Outros Quinhentos
oferece livro sobre marxista heterodoxa 

Participantes do programa de sustentação autônoma de Outras Palavras receberão quarenta exemplares de Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade (Outros Quinhentos)

O colapso dos grandes herbívoros
 

Espécies como elefante, rinoceronte e, no Brasil, a anta ameaçadas por mercantilização de seus corpos, expansão do agronegócio e atropelamentos. Fenômeno ameaça biomas cruciais, como a savana. Por Karina Toledo, na Agência Fapesp (Outras Mídias)
 
Bolsa-pedal: “Que absurdo!”. Ah, em Paris? “Très élégant”
 

França conclui com êxito ação que ofereceu, a cada cidadão, R$ 0,75 por quilômetro pedalado até o trabalho. Experimento multiplicou uso de bicicletas e pode ser transformado em lei. Por Débora Spitzcovsky, no The Green Post (Outras Mídias)

Nenhum comentário: