julho 13, 2015

V encontro da série de Colóquios “Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições”, com o tema “Mobilidade e Mobilização do Trabalho Metropolitano”

PICICA: "A Fundação Casa de Rui Barbosa recebeu, no dia 2 de julho, às 18 horas, o V encontro da série de Colóquios “Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições”. Com o tema “Mobilidade e Mobilização do Trabalho Metropolitano”, o evento aconteceu na sala de cursos da FCRB."

Depois de junho: movimentos, impasses e novas instituições - 02/07/15

Casa Rui Barbosa
***
Com vocês as falas provocadas por Leandro Carmelini, Clarissa Naback e Celio Gari e compartilhadas por Samuel Braun, Valeria Aguiar, Lu Ornellas e Bruno Cava Rodrigues no evento ao qual chamamos "A Revolta do Trabalho", na Casa de Rui Barbosa.
.
! ASSISTAM !

.

"As jornadas de junho foram greves da metrópole. Contra a imobilidade urbana provocada pelo caos do sistema de transporte, mas também contra a imobilização subjetiva imposta por processos de "choque de ordem", "pacificação", criminalização, aumento do custo de vida e desmobilização de instâncias de luta. Expôs-se o dilema do capitalismo contemporâneo, em que o trabalho não se dá apenas na fábrica, mas está disseminado e articulado por todo o tecido biopolítico da metrópole. O capital precisa explorar os fluxos de circulação na cidade, mas estes trazem um excedente que ameaça as formas de governo do trabalho. A mobilidade se converte em mobilização e a metrópole se torna o lugar de uma revolta de novo tipo: em rede, horizontal, criativa. Garis, camelôs, catadores, sem teto, ocupantes de praças, hortas comunitárias, intervenções culturais e artísticas, mídias e redes sociais e manifestantes com seus próprios cartazes e pautas são figuras dessa revolução permanente que atravessa a luta de classe hoje."

Fonte: Lu Ornellas

Nenhum comentário: