julho 13, 2015

A UTI DA EDUCAÇÃO E O ÓBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL EM DILMA, POR SAMUEL BRAUN (MEDIUM)

PICICA: A destruição da Pós-Graduação no Governo Dilma.

A UTI DA EDUCAÇÃO E O ÓBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL EM DILMA



A UTI DA EDUCAÇÃO E O ÓBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM DILMA 2.0


No início do ano o governo decidiu bloquear 1/3 das verbas da educação do país. Isso significava reter um terço dos cerca de 80 bilhões de reais previstos no orçamento de 2015 para a área. A situação se tornou grave pois do orçado em 2014, nem tudo foi repassado, parte já havia sido definitivamente retido pelo governo, e as Universidades Federais estavam usando a verba de 2015 para pagar déficits de 2014 ainda.

As Universidades Federais de todo país estão em greve ou estado de greve, com os funcionários terceirizados — forma como o governo petista já contrata os serviços públicos, precarizando os empregos — há meses sem receber salário. As graduações da maioria destas universidades paralisaram logo após o início do ano letivo, em greves docentes e discentes.


Em maio a notícia foi ainda pior: Dilma Rousseff anunciou que para aumentar o superávit primário (valor contingenciado para cumprir as metas de austeridade e pagamento de credores da dívida) iria cortar 9,423 bilhões de reais da Educação, ou seja, quase de 20% da verba ainda não bloqueada.

Juntando o bloqueado com o cortado, o orçamento que começou o ano em pouco mais de 80 bilhões já está abaixo dos 45 bilhões! Esse é o tamanho real do ataque, do desmonte da educação nacional este ano.

Não bastasse esta dura e abominável situação, o governo do Partido dos Trabalhadores acaba de anunciar o golpe fatal: irá paralisar a Pós-Graduação pública nacional. Sem qualquer consulta ou diálogo com a comunidade acadêmica, o PROAP, Programa de Apoio à Pós-Graduação terá um corte de 75%!!!

Sim, o governo mandou avisar que irá cortar 3/4 de toda verba da Pós-Graduação! De toda ela! Ou seja, do orçado esse ano, mesmo daquilo que já foi gasto! No meio do ano, onde se espera que metade da verba já tenha sido gasta e, ainda mais, a maior parte empenhada em projetos a sere4m pagos, o governo manda retroagir tudo e “devolver” 75%!

É indefensável! Inexplicável! Imperdoável! A Associação Nacional de Pós Graduandos emitiu nota repudiando veementemente o corte, seus motivos e a forma como foi realizado:

Alunos de Pós-Graduação preparando protesto em Brasília

A Universidade Federal da Bahia foi a primeira a anunciar o encerramento das atividades de pós-graduação. Sim, anunciou que vai parar tudo! Professores, alunos, pesquisas, todos afetados irreversivelmente. Projetos de vida, pesquisas em curso, tudo acabado porque Renato Janine Ribeiro, sob ordens diretas de Dilma (estaria ela sob ordens do FMI?) matou a Pós-Graduação do país.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) instituição do Ministério da Educação (MEC) responsável por financiar programas de mestrado e doutorado, mandou avisar às instituições de ensino que deveriam imediatamente promover o contingenciamento, comprometendo o desenvolvimento de pesquisas em todo país.

A verba do Proap é destinada, por exemplo, para o custeio de passagens para que professores de outras instituições examinem bancas de mestrado e doutorado, bem como para alunos e professores participarem de congressos. Além disso, o recurso também é utilizado para financiar a tradução de artigos e a manutenção de equipamentos.

O novo reitor da UFRJ veio a público pedir que o governo volte atrás no corte, que somado às greves de estudantes, professores e técnicos praticamente fechou a educação superior pública do país. Em tom grave, avisou que se o governo não voltar atrás, estará “comprometendo o futuro da pós-graduação e da pesquisa brasileira”. Sim, não estamos falando apenas deste ano, mas do FUTURO da Ciência, Tecnologia e Informação e da Educação deste país!

Renato Janine Ribeiro, o segundo Ministro da Educação em 6 meses de governo;

Além da UFBA e UFRJ, as federais do Espírito Santo, Santa Maria, Rural do Rio de Janeiro, além das estaduais da Paraíba e do Ceará também decidiram contrapor publicamente o governo Dilma. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) enviou um ofício ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmando que é “inaceitável ”que estes programas, pilares para a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, sejam tão fortemente comprometidos no seu financiamento.”

UNE, UBES, JUVENTUDE DA CUT e outros movimentos de juventude do PT e PCdoB com Dilma

 
 
 
 
 
Carine Vital, Comitê Central do Prtido Comunista do Brasil, Presidente da UNE, combatendo os ataques do governo Dilma aos estudantes

É inacreditável, no entanto, o silêncio da UNE (União Nacional dos Estudantes), que pela “enésima” década seguida elege um integrante da UJS para sua presidência. Desta vez a eleita presidente é membro do Comitê Central do PCdoB, aliado fiel do governo, e ela própria cabo eleitoral da Presidente Dilma. É inconcebível a cumplicidade de inúmeros setores da esquerda, autointitulados “livres”, “independentes”, “progressistas”, até mesmo “ninjas”!

É indefensável não só o ataque mortal do governo à educação, mas a cumplicidade destes todos. A começar pelo próprio PT, que tenta fazer críticas sem contudo criticar, pois, óbvio, é ele mesmo quem está perpetrando os ataques. A morte da Pós-Graduação e a UTI da Educação e da Ciência neste país parecem ser também o atestado de óbito de uma velha esquerda, que de tanto usar o cachimbo do poder entortou a boca pra direita.

Como sairemos desta?

Fonte: Medium

Nenhum comentário: