PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
junho 04, 2008
Hábito da leitura ainda precisa ser trabalhado no Brasil
Nota do blog: No Amazonas o bicho tá pegando. Um bilhão de reais é aplicado em educação, via Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa e Universidade do Estado do Amazonas. As bibliotecas estão com o acervo em dia. Entretanto, o estado do Amazonas figura em penúltimo lugar no ENEM e hábito de leitura que é bom... neca de pitibiriba. Para uma região em estado de transição de sua economia, o fato está merecendo uma resposta. Vem aí a I Feira Internacional do Livro na Amazônia.
Hábito da leitura ainda precisa ser trabalhado no Brasil
Três em cada quatro brasileiros não freqüentam bibliotecas. A informação que pertence a um levantamento chamado Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que o hábito de freqüentar este espaço de conhecimento ainda é pouco comum no Brasil.
O ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, comentou a pesquisa e afirmou que as bibliotecas precisam deixar de ser “depósitos de livros”. Para a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, o desinteresse do brasileiro em freqüentar biblioteca está relacionado ao fato de que muitas vezes estes espaços são defasados e com poucos recursos.
De acordo com o Ministério da Cultura, 90% dos municípios contam com pelo menos uma biblioteca pública. O Conselho Federal contesta os dados, afirmando que muitos espaços se encontram em um estado tão precário que nem podem ser chamadas de bibliotecas.
Outro grave problema é a falta de estímulo à leitura. A pesquisa mostra que 8% dos brasileiros, o que representa cerca de 15 milhões de pessoas, não têm nenhum livro em casa. Segundo informações divulgadas pela Câmara Brasileira do Livro, entre os mais de 189 milhões de brasileiros, há apenas cerca de 26 milhões de leitores ativos, ou seja, pessoas que lêem pelo menos três livros por ano. Cada brasileiro lê, em média, menos de dois livros por ano.
De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.
02/06/08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário