novembro 04, 2008

Flifloresta

Nota do blog: O Flifloresta nasceu de um sentimento de vergonha. Há anos o Amazonas não tem uma - umazinha, sequer - Feira do Livro, salvo as que o SESC promove habitualmente. O Estado do Pará está na 14a. versão da Feira do Livro. O fenômeno merece melhor análise, considerando que nos últimos anos houve uma farta produção literária e acadêmica no Estado do Amazonas, que o digam o professor Renan Freitas Pinto, sociólogo, editor da Edua (Editora da Universidade Federal do Amazonas), o escritor Márcio Souza e o dramaturgo Tenório Telles, do corpo editorial da Livraria Valer. Salvo engano, a última Feira do Livro ocorrida em Manaus data do governo Henock Reis, durante o regime militar. Faz tempo. Intelectuais e empresários do setor resolveram dar um ponto final nesse cenário vexatório. Com apoio de empresas e organizações governamentais, o Flifloresta veio para ficar. A cidadania agradece. Saiba mais: acesse http://www.flifloresta.com.br/

FLIFLORESTA

Apresentação

Manaus será a sede do Festival Literário Internacional da Floresta – Flifloresta 2008, que ocorrerá de 17 a 22 de novembro. O evento é uma realização do Instituto Nacional Valer de Cultura (INVC), Serviço Social do Comércio (Sesc-AM), Câmara Amazonense do Livro e Leitura (Call), Universidade do Estado do AMzonas (UEA), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), Rede Amazônica de Televisão, Prefeitura Municipal de Manaus e parceiros. Está sob a coordenação de um grupo de intelectuais e profissionais liberais unidos pelo compromisso com a promoção do livro, com o estímulo à leitura e com a valorização dos escritores amazonenses.O Festival tem como meta desenvolver um canal de comunicação qualificado de escritores da Amazônia com autores de todos os continentes. O resultado dessa iniciativa será o intercâmbio constante entre os artistas da palavra da Amazônia, do Brasil e de outros países.O Flifloresta também realizará discussões e debates sobre: o meio ambiente amazônico no contexto das mudanças climáticas e patrimônio cultural das suas populações, e sobre a importância da leitura e a formação de novos leitores.

MANAUS

A origem de Manaus (que significa “mãe dos deuses”, em homenagem à nação indígena Manau) data do século 17, quando os portugueses implantam as bases de sua dominação na região. O lugar recebeu diferentes nomes, até que, em 4 de setembro de 1856, a Lei n.º 68 definiu o nome: Manaus. A cidade está localizada geograficamente no coração da floresta amazônica, com uma área territorial de 11.159,5 km2. A população atual da cidade é de 1.688.524 habitantes. Uma das maiores cidades da Amazônia, representa 10,89% da população da região. O advento da Zona Franca, no final dos anos 60 do século passado, gerou mudanças geográficas, econômicas e sociais profundas na cidade. Atualmente, Manaus é responsável por 98% da economia do Estado do Amazonas. Na Região Norte, o Amazonas responde por 55% da produção econômica. Com uma economia dinâmica e moderna, Manaus firma-se como uma metrópole, ao mesmo tempo regional e cosmopolita, cercada pela riqueza de sua biodiversidade e belezas naturais.

PARQUE DOS BILHARES

O Festival Literário Internacional da Floresta será realizado no Parque dos Bilhares, espaço público com 60 mil metros quadrados, inaugurado em 2006. O logradouro margeia o Igarapé do Mindu e conta com acessos pelas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. Trata-se de um ambiente amplo, arborizado, agradável e com infra-estrutura adequada ao evento.

OBJETIVO

O evento tem o objetivo de promover a leitura e o contato dos leitores com escritores da Amazônia, de outras regiões do país, da América Latina e demais partes do mundo. O propósito do Flifloresta é ser um ponto de debate e reflexão com base na perspectiva da literatura, dos grandes temas do nosso tempo, com ênfase na luta em defesa da Amazônia e do meio ambiente do planeta. A experiência da discussão e do intercâmbio cultural na Amazônia diminuirá as distâncias entre os autores da região e do Brasil.

Fora do Parque dos Bilhares, onde se realizará a celebração ao livro, o Flifloresta desenvolverá atividades em universidades e escolas públicas e particulares. No caso das escolas, o Ensino Fundamental terá prioridade. O público infanto-juvenil terá uma programação especial: o Florestinha.

Com o objetivo de aproximar os alunos do livro, haverá uma programação particular, por meio de um evento paralelo intitulado Florestinha, dedicado ao público infanto-juvenil.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: