novembro 08, 2008

Mostra de Cinema Africano de Manaus - MALEMBE MALEMBE

Mostra de Cinema Africano de Manaus - MALEMBE MALEMBE
Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a “Mostra de Cinema Africano de Manaus – Malembe Malembe”. O evento acontecerá de 08 a 13 de novembro de 2008, período vespertino, no Teatro Gebes Medeiros - Av. Eduardo Ribeiro, 937 - Centro (Térreo do Ideal Clube) - Manaus/AM.

Aos que se inscreverem até o dia 05 de novembro/08 e tiverem, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de participação será oferecido certificado - ficha de inscrição no site http://www.ufam.edu.br/ ou http://www.uea.edu.br/.

Neste ano, a Mostra está inserida no “50 Amazonas Film Festival” (www.amazonasfilmfestival.com.br)

As inscrições serão gratuitas, porém obrigatórias/vagas limitadas.

O objetivo da Mostra é contribuir na implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura e da arte africana na educação básica das escolas brasileiras.

No dia da abertura será proferida a palestra “Implementação da Lei 10.639/03 - os desafios para construir uma política curricular”, pela Profa. Dra. Vânia Beatriz Monteiro da Silva (Departamento de Metodologia de Ensino/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC e Programa de Educação do Núcleo de Estudos Negros/SC) e pelo Msc José Nilton de Almeida (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC e Coordenador do Programa de Educação do Núcleo de Estudos Negros/NEN), bem como a palestra “Os cinemas africanos: entre construção identitária nacional e sonho panafricanista”, pelo prof. Dr. Mahomed Bamba.

Paralelo a Mostra, no período matutino, será realizada, também, a Mesa-Redonda - “Dimensões da Lei 10.639/03 e as Políticas Afirmativas na Educação” e a palestra “O hip hop africano: uma forma de re-ligação do continente negro com a diáspora?”

Após os documentários haverá debate aberto ao público.

A Mostra é uma iniciativa da Universidade Federal do Amazonas/UFAM - através do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS; da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC – por meio de Cooperação Técnico-Científica e Cultural; do Governo do Estado do Amazonas – através da Universidade do Estado do Amazonas/UEA/Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino; da Prefeitura Municipal de Manaus - através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Direitos Humanos.

A Mostra conta ainda com o apoio de diversas entidades do Movimento Negro de Manaus, da ADUA, do Instituto de Ciências Humanas e Letras/ICHL-UFAM e de vários cursos de graduação e Centros Acadêmicos.

Outras informações pelos telefones (92) 3647 4431, 8167 6072 ou 8114 8763 com Dilton ou Márcia.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: