novembro 11, 2008

A UEA e a Saúde Mental

Foto: Nivya Valente - Dia Mundial de Saúde Mental - Manaus-AM, Outubro, 2008
Nota do blog: Além de professores e alunos da Escola de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, usuários do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e usuários filiados da Associação Chico Inácio (integrante da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), crianças do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - PROSAMIM - participaram da celebração do Dia Mundial de Saúde Mental. Na fotografia acima vê-se a professora Suely Barros, professora de Redação e Expressão Oral da UEA, explicando a atividade pedagógica-artística-cultural do dia.

A UEA e a Saúde Mental

No dia 31 de outubro, a Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, em parceria com a Associação Chico Inácio – filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – celebrou o Dia Mundial de Saúde Mental. Instituído pela Organização Mundial de Saúde, oficialmente ele é comemorado no dia 10 de outubro. Neste ano teve como consigna: “Saúde Mental ao Alcance de Todos com mais Respeito e sem Preconceito”.

Ano passado, no dia 10 de outubro, o governador Eduardo Braga contribuiu com a luta por uma sociedade sem manicômios ao sancionar a Lei de Saúde Mental em solenidade realizada no auditório da Reitoria da UEA, a despeito das resistências existentes no próprio aparelho de estado; uma história que ainda está por ser contada. Há quem queira jogar a data no esquecimento.

Tem sido assim. Num dia tentam impedir a implantação da Residência Médica em Psiquiatria. Noutro, tentam implodir a Lei de Saúde Mental. Nunca assumem a autoria de seus atos. Só os incautos, à falta de um instrumento de análise dos discursos e práticas, deixam-se lograr pelos reformistas de araque, que ainda circulam próximos dos dispositivos institucionais.

Considerando a visão conservadora que por aqui campeou nos anos 1990, não é de estranhar que as celebrações tenham abandonado os espaços públicos, mas é preciso estar atento a serviço de quem estão os neo-conservadores do Amazonas, no momento em a Reforma Psiquiátrica brasileira vem sofrendo um ataque institucional e midiático.

A celebração realizada pelos alunos da Escola Superior de Artes da UEA é um bom sinal. Que o Dia Mundial de Saúde Mental tenha sido acolhido pelos alunos de música, dança e turismo – fato inédito –, serve para lembrar que cultura quando vira norma, com arte, por sua natureza transgressora, pode-se enfrentar a campanha de desinformação deflagrada pelos fundamentalistas anti-reforma, que não tarda em ancorar no Amazonas. Pelo sim, pelo não, é bom não perder tempo esperando-os. Mãos à obra!

Manaus, Novembro de 2008.

Rogelio Casado, especialista em Saúde Mental
Pro-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA
www.rogeliocasado.blogspot.com

Nota do blog: Artigo publicado no Jornal Amazonas em Tempo, no caderno Raio-X, que circula às quartas-feiras.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: