POR UMA NOVA POLÍTICA DE DROGAS
As duas redes brasileiras de redução de danos - REDUC (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos) e ABORDA (Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos) - irão participar, de 07 a 09 de julho, do “Fórum Global de ONGs Beyond 2008”, na sede do UNODC em Viena, Áustria.
Este fórum finaliza um conjunto de consultas regionais, onde o Brasil também participou, que ocorreram em vários lugares do mundo neste ano de 2008, com o objetivo de revisar a política de drogas mundial, seus avanços e desafios, na perspectiva da redução da oferta, redução da demanda e redução de danos. Redução de Danos é uma política oficial do Brasil, que visa reduzir os danos sociais e a associados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Esta discussão irá contribuir para a reunião mundial final, que irá ocorrer em 2009, onde a Comissão de Narcóticos irá discutir as diretrizes para suas políticas internacionais sobre drogas.
Estas duas entidades brasileiras carregam em sua bagagem um documento destacando temas como “A nova estrutura do Direito Penal das drogas no Brasil: antecedentes e estatuto político-criminal da lei de drogas”; “Políticas de drogas e violência estrutural”, “Políticas de saúde para pessoas que usam álcool e outras drogas no Brasil”, “Políticas de drogas e cidadania”, “As políticas de álcool no cenário nacional”.
Além de tornarem público este relatório, as duas entidades defenderão posições que visem à garantia da participação do movimento social de Redução de Danos, e de pessoas que usam álcool e outras drogas, na construção coletiva de políticas públicas que garantam os direitos desta população e descriminalização da conduta do usuário de drogas como estratégia de redução de danos sociais e à saúde.
ABORDA e REDUC contam com as sugestões, opiniões e encaminhamentos de todos que militam na Redução de Danos, acreditando ser esta uma estratégia democrática para o enfrentamento de políticas excludentes e repressivas em relação ao fenômeno mundial de drogas.
As redes também têm como tarefa pautar a lei de tolerância zero para o álcool no Brasil, avaliando junto ao cenário internacional seus prós e contras.
REDUC - Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos
www.reduc.org.brreduc.rede@terra.com.br
ABORDA - Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos
www.abordabrasil.org
aborda@abordabrasil.org
Contatos para entrevista sobre a reunião global de Organizações Não Governamentais sobre política de álcool e drogas e as estratégias de redução de danos
Dênis Petuco – 0 XX 51 9913-6759
Daniela Trigueiros – 0 XX 11 8272-7629
Nenhum comentário:
Postar um comentário