novembro 12, 2008

Entre a Razão e a Ilusão

Queridos amigos,

Desde 2001 coordeno um projeto de ações que visa combater o estigma associado à esquizofrenia. Dentre as estratégias desenvolvidas, estão o livro "Entre a Razão e a Ilusão" que será lançado 2a feira dia 17/11na Livraria Cultura do Conj. Nacional a partir das 19 horas.

Será um grande prazer contar com a presença de vocês!

abraços

Ciça Villares

* * *

Vejam abaixo algumas informações sobre o livro e o projeto.

Entre a Razão e a Ilusão

Autores:

Jorge Assis - estudante de filosofia da USP, portador de esquizofrenia e autor principal

Cecília Villares, terapeuta ocupacional e de família do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP - Programa de Esquizofrenia (PROESQ)

Rodrigo Bressan, psiquiatra, professor da UNIFESP.

* O livro foi inicialmente concebido como uma série de seis livretos chamados "Conversando sobre a Esquizofrenia", distribuídos gratuitamente em diversos serviços de saúde mental da cidade, do estado de SP e em outros estados do país (através da AstraZeneca, que patrocinou o projeto)

* É um projeto que faz parte de uma estratégia nascida da parceria entre uma associação (ABRE - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia) e o Programa de Esquizofrenia da UNIFESP. A estratégia integra ações de informação, educação na comunidade, apoio e defesa de direitos. Algumas de nossas ações: palestras e oficinas gratuitas e abertas ao público geral, aulas em univesidades, grupos de apoio para portadores e familiares, uma disciplina eletiva na graduação do curso de medicina da UNIFESP, material informativo impresso e um site, entre outras.

* O Projeto começou em 2001, vinculado ao "Open the Doors" - Programa da Associação Mundial de Psiquiatria desenvolvido em mais de 20 países. Eu trouxe o projeto para o Brasil e fui responsável por desenvolvê-lo inicialmente me SP para depois disseminar ações pelo país. A partir do projeto, batizado de "S.O eSq.", criamos a associação para dar continuidade e sustentabilidade jurídica para as ações. Trabalhamos com o propósito de gerar agentes multiplicadores e esse livro é um intrumento forte nessa estratégia. As nossas atividades são fruto do trabalho coletivo envolvendo profissionais de saúde mental e de outras áreas, familiares e portadores de esquizofrenia; todos são autores e protagonistas nas ações.

* O livro é basicamente a compilação dos livretos, com um pouco mais de texto e depoimentos de familiares, portadores e profissionais. É um material muito diferente de tudo que foi lançado até hoje na área. Nós construímos uma história envolvendo personagens que vão vivenciar a esquizofrenia de diferentes maneiras, para abordar as múltiplas facetas desta questão. Estão lá o discurso científico, a vivência do paciente e as questões dos familiares, por exemplo, numa tentativa de diálogo entre estas diversas verdades e experiências.

* Só lendo um pouco para entender mais...

Prá saber mais sobre o projeto - visite o site da ABRE http://www.abrebrasil.org.br/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: