março 17, 2015

"Calafou – Colonia Ecoindustrial Pos-Capitalista" (BAOBÁ VOADOR)

PICICA: "Conhecer calafou eh como adentrar um novo-velho mundo, um espaco-tempo em plena reconfiguracao de autonomias. Mais do que lutando por um mundo mais justo, calafou esta vivendo a propria vitoria: a cria-lo!" 

Calafou – Colonia Ecoindustrial Pos-Capitalista
Conhecer calafou eh como adentrar um novo-velho mundo, um espaco-tempo em plena reconfiguracao de autonomias. Mais do que lutando por um mundo mais justo, calafou esta vivendo a propria vitoria: a cria-lo!

Ao sul de barcelona, na Espanha, aproximadamente 30 pessoas reavivem uma fabrica de papel abandonada, uma vez simbolo da derrota do modelo de industrializacao ultratoxico e que eh lentamente transformada por seus habitantes e visitantes, por suas proprias maos e assembleias, em galpoes de trabalho e moradia. 

Softwares, hacklabs, teoria queer, artistas, artesoes de saboes e cervejas, permacultores, formam uma colonia. ou como dizem uma ecolonia. em viva descolonizacao. um modelo de economia do cotidiano, pratica de descrescimento, plantando sementes materiais e imateriais para as futuras geracoes. nao buscam exatamente uma auto-suficiencia e sim um modelo rizomatico em que eh possivel desenvolver o potencial de cada localidade e criar modelos de trocas e cooperacoes.

No mes de abril realizam um encontro chamado Hack the earth com oficinas sobre autogestao tecnologica e a experimentacao ecoindustrial. Que reverberem pelo mundo sua busca pela autonomia e a descolonizacao!





 

Fonte:  Baobá Voador

Nenhum comentário: