novembro 12, 2009

Aprovada a IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Marcha à Brasília
Acervo CFP

Brasília - No final da tarde de ontem, a reunião do Conselho Nacional de Saúde aprovou a realização a IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Para tanto foi fundamental a Marcha à Brasília por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, promovida pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP, em 30 de setembro.

Vale lembrar que o CNS já havia deliberado sobre a não realização de conferências temáticas, enquanto a psiquiatria conservadora deitava e rolava na mídia atacando a reforma psiquiátrica brasileira.

Movimento social - A força do movimento social se fez sentir quando se levantou o argumento sobre a decisão de não realizar conferências temáticas. Prevaleceu o entendimento de que tratava-se de uma conferência intersetorial, e que, portanto, tem um caráter mais amplo.

A última Conferência Nacional de Saúde Mental aconteceu em 2001, ano da aprovação da Lei Paulo Delgado. No atual cenário político, uma nova convocação se faz absolutamente necessária. A Reforma Psiquiátrica brasileira precisa reafirmar seu compromisso com a ética antimanicomial.

Houve quem quizesse adiar a deliberação para a reunião de janeiro. O bom senso saiu vitorioso. Em 2010 teremos a IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Ufa!

Parabéns aos militantes de todas as latitudes brasileiras. Parabéns ao movimento por uma sociedade sem manicômios.

Ao trabalho!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: