abril 05, 2012

Homenagem a David Capistrano Filho, médico-sanitarista a quem a Reforma Psiquiátrica muito deve à sua coragem

Enviado por  em 15/03/2012
Prêmio entregue aos melhores trabalhos da X Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do Estado de São Paulo, do XXVI Congresso do COSEMS/SP

PICICA: Conheci Davizinho numa reunião do CEBES (Centro Brasileiro de Estudos da Saúde), creio que no Sindicato dos Químicos de São Paulo, em 1978, quando fazia Residência Médica em Psiquiatria Social em Diadema-SP, do saudoso Osvaldo Di Loreto. De lá saí com a missão de filiar colegas no Amazonas e quem sabe estruturar e entidade em Manaus. Esbarrei na cultura da passividade. Mal consegui a filiação de alguns. A segunda parte da missão não decolou, até hoje... PQP. Tomei conhecimento do vídeo acima pelo companheiro Marcus Vinicius Oliveira, militante antimanicomial, que assim se refere a um dos mais ilustres sanitaristas brasileiros.

Marcus Matraga
Grande David! Grande sanitarista! Nome fundamental para a Reforma Psiquiátrica que acreditou nas utopias dos militantes do recem criado Movimento Por uma sociedade sem Manicômios! Video relembra a trajetória de David Capistrano da Costa Filho, um dos mais importantes sanitaristas da história contemporânea brasileira e um dos fundadores do CEBES e da Revista Saúde em Debate.
Em sua homenagem, o CEBES fundou a Biblioteca Virtual David Capistrano. O acesso aos livros é integral e gratuito, tanto os publicados pelo CEBES, quanto outros títulos de interesse no campo da saúde e a toda a coleção da RSD. 



PICICA: Para acessar a Bibilioteca Virtual David Capistrano clique aqui.

Nenhum comentário: