agosto 10, 2013

CARTA MAIOR - Especial: As resenhas de Flávio Ricardo Vassoler



Página da Carta Maior no Facebook Siga a Carta Maior no Twitter Canal da TV Carta Maior no Youtube Assine nossos FEEDS

Boletim Carta Maior - 09 de Agosto de 2013

 
    As resenhas de Flávio Ricardo Vassoler

     






 
A Carta Maior apresenta o boletim especial especial com as resenhas feitas por Flávio Ricardo Vassoler. Escritor e professor universitário, ele é mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP.
       
Publicou ‘O Evangelho segundo Talião’ (Editora nVersos) e organizou ‘Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade’ (Editora Intermeios).
        
A partir do dia 2 de setembro, passará a apresentar o Espaço Heráclito, um programa de debates políticos, sociais, artísticos e filosóficos com o espírito da contradição entre as mais variadas teses e antíteses – segundas-feiras, às 19h, na TV Geração Z:  www.tvgeracaoz.com.br.
        
Periodicamente, atualiza o Subsolo das Memórias,  www.subsolodasmemorias.blogspot.com, página em que posta fragmentos de seus textos literários e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

O discurso da servidão voluntária
O darwinismo social de nosso capitalismo não sentencia que aquilo que sobrevive e sobrepuja é a única força possível – e válida? Sendo assim, por que as vítimas deveriam se identificar com as vítimas? Daniel Balint, protagonista de Tolerância Zero (2001), reproduz o discurso da servidão voluntária, “contanto que eu possa escarrar o meu ódio contra o outro que é tão impotente quanto eu mesmo”. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 05/08/2013
E se o mundo ainda não estiver pronto antes da chegada do nosso olhar?
Em um ‘Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá’ (2006), de Sílvio Tendler, descobrimos que há três mundos em um só. Tese: o 1º é a imagem idílica que dele desponta do mundo – a globalização como fábula. Antítese: o 2º é o mundo como ele é – a globalização como perversidade. Síntese: o 3º é o mundo como ele pode ser – uma outra globalização. Por Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 29/07/2013
O corredor polonês do cristianismo seletivo
Harvey Milk, cuja trajetória foi magistralmente interpretada pelo ator Sean Penn, acaba silenciado por tiros à queima-roupa. Mas o ativista já dissera que a luta pelos direitos humanos é impessoal, apesar de o preconceito e a brutalidade acossarem pessoal e fisicamente aqueles e aquelas que o dedo em riste do reacionarismo só faz estigmatizar. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 23/07/2013
O espectro e a mordaça do horizonte
Não estamos mais diante do espectro do comunismo. O capitalismo já assume os traços de nossa sombra. Assim, o título do filme de George Clooney, 'Boa noite e boa sorte' (2005), desponta com feições aterradoras quando o prenúncio da segunda-feira nos desperta às 6:00 – 6:05; 6:10; 6:15 – com o reverso da utopia: "Bom dia e boa sorte".
> LEIA MAIS Cultura | 16/07/2013
Para além e para aquém do capital
‘Capitalismo: uma história de amor’ (2009), documentário dirigido por Michael Moore, procura tensionar os limites éticos e sociais do sistema que forja a noção de universalidade humana e contrapõe muros e cercas farpadas para que os condenados da terra não possam se apropriar da riqueza socialmente produzida. Por Flávio Ricardo Vassoler 
> LEIA MAIS Cultura | 07/07/2013
‘Amistad’: O navio negreiro, porão do liberalismo
A ironia, ou pior, o cinismo que movimenta a história humana batiza o navio negreiro com o fraterno nome de ‘Amistad’ (1997), filme dirigido por Steven Spielberg. Os escravos, a quem a ideologia reacionária chama de passivos e resignados, se rebelam no porão infecto. Sangue europeu começa a jorrar. Por Flávio Ricardo Vassoler 
> LEIA MAIS Cultura | 01/07/2013
Réquiem para um sonho
A trama ‘Adeus, Lênin!’ (2003), de maneira inusitada, não apenas focaliza uma fratura familiar provocada pela sanha de abandonar Berlim Oriental, como também narra uma fundamental nostalgia de algo que, após a queda da União Soviética, se tornou indelével: a esperança como cicatriz. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 23/06/2013
Sociopatologia da vida cotidiana
Em 'Tiros em Columbine' (2002), Michael Moore se pergunta e nos pergunta por que algo tétrico como aquilo pôde ocorrer? “Uma coisa é certa”, sentencia o documentarista: “ainda que as armas não atirem por si mesmas, o massacre fica bastante facilitado se for possível obtê-las em um supermercado, ao abrir uma conta em um banco ou mesmo no cabeleireiro”. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 16/06/2013
A caça ao bode expiatório
Que lógica obscura atua sobre a massa e faz com que cidadãos individualmente pacíficos e ordeiros se transformem em artífices da guerra civil quando arregimentados pelo exército espontâneo da vingança? Eis uma das perguntas a que os espectadores do filme dinamarquês 'A caça' (2012), dirigido por Thomas Vinterberg, são expostos. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 10/06/2013
Nem tudo o que é sólido desmancha no ar 
Em Edukators (2004), filme dirigido por Hans Weingartner, os amigos Jan e Peter querem inocular o caos na burguesia de Berlim. Os educadores invadem os encouraçados burgueses e reconfiguram a noção de expropriação revolucionária. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 03/06/2013
'Meus fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu'
A diretora Maria Maia sintetiza o ímpeto de Darcy Ribeiro no documentário 'Darcy, um brasileiro' (2013), da seguinte forma: “Nesta América Latina, nós só podemos ser resignados ou indignados”. Darcy foi comunista. Mas não conseguiu suportar as agruras da burocracia partidária.
> LEIA MAIS Cultura | 26/05/2013
Laranja Mecânica, a liberdade assistida da imaginação
A tensão de ‘Laranja Mecânica’ (1971), dirigido por Stanley Kubrick, se estabelece quando nos damos conta de que este belo filme desenvolvido no coração de Hollywood questiona de maneira crítica (e algo cínica) a erradicação da criminalidade aliada à impossibilidade de agir com liberdade. Por Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 20/05/2013
Após a revolução, resta o problema dos revolucionários
‘Depois de maio’ (2012), filme dirigido por Olivier Assayas, procura apresentar a trajetória de uma miríade de jovens franceses três anos após a tormenta de maio de 68. A contracultura já disputa a hegemonia com os valores tradicionais de modo acirrado.
> LEIA MAIS Cultura | 13/05/2013
Maio de 68, nicho de mercado do atual capitalismo de massas?
É de se esperar que a trama de um filme ambientado em 1968 se espraie pela torrente revolucionária das palavras de ordem e dos coquetéis Molotov, não é mesmo? Eis que o diretor Bernardo Bertolucci subverte a revolução das ruas e volta sua câmera para as ações intimistas d’Os sonhadores (2003). 
> LEIA MAIS Cultura | 06/05/2013
Ainda buscamos um Führer diante de quem devemos nos inclinar? 
Dirigido por Dennis Gansel, o filme 'A Onda' (2008) é 'baseado em fatos reais', característica que torna ainda mais tétrico o desenrolar da estória. E lança um mote angustiante: uma nova ditadura fascista seria possível na Alemanha dos dias atuais?
> LEIA MAIS Cultura | 29/04/2013
Maturidade da ‘Infância Clandestina’: cicatrizar a ausência do adulto ao brincar
Quando a criança precisa caminhar pelo corredor polonês da ‘Infância Clandestina’ (2011), filme dirigido por Benjamin Ávila, os brinquedos dão lugar ao esconderijo para que os algozes da última ditadura argentina (1976-1983) não a capturem. 
> LEIA MAIS Cultura | 22/04/2013
Estudar, vigiar e punir 'Entre os muros da escola'
Em uma escola da periferia parisiense, os vestígios do colonialismo francês se fazem presentes. Há adolescentes de vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. O professor de francês (branco) tentará ensinar aos alunos a língua de Voltaire e Rousseau, a língua do Iluminismo. No filme 'Entre os muros da escola' (2008), de Laurent Cantet, é preciso estudar, vigiar e punir. 
> LEIA MAIS Cultura | 15/04/2013
O amor entre os escombros
As reflexões e o imaginário sobre o amor via de regra se voltam para casais jovens. Como se as rugas e os corpos murchos esturricassem o mais nobre dos sentimentos. Na contramão, o diretor Michael Haneke procurou filmar o crepúsculo do Amor (2012). No filme, um casal idoso é retratado com muita singeleza. 
> LEIA MAIS Cultura | 01/04/2013
Não haverá tiros de misericórdia em Ruanda 
‘Tiros em Ruanda’ (2005), filme dirigido por Michael Caton-Jones, narra o caos legado pelos antigos colonizadores belgas. Consta que antes da chegada dos europeus, não havia hostilidade entre tutsis e hutus. Mas era preciso dividir para reinar.
> LEIA MAIS Cultura | 08/04/2013
O papa acredita em Deus?
A fumaça branca já alertara os fiéis sobre a decisão do conclave. Para selar o ritual religioso secularmente estabelecido, o novo papa só precisaria dar o ar da graça e saudar o rebanho ávido por um novo líder. Mas eis que o escolhido hesita e começa a gritar quando o cardeal o anuncia. Claro que essa história não é a do papa Francisco, mas da ficção do diretor italiano Nanni Moretti, que voltou a estar em cartaz em alguns cinemas do país. 
> LEIA MAIS Cultura | 25/03/2013
Júlio César ainda vive
O filme ‘César deve morrer’ (2012), dirigido por Paolo Taviani e Vittorio Taviani, baseia-se na peça de ‘Júlio César’ (1623), de Shakespeare. Entretanto, não se passa no Senado de Roma, mas sim em Rebibbia, uma prisão de segurança máxima na periferia da capital italiana. Com isso, os diretores eternizam o debate sobre a força da subordinação diante das tentativas de questionamento das estruturas de poder. Por Flávio Ricardo Vassoler 
> LEIA MAIS Cultura | 18/03/2013
Franz Kafka e a Segunda-feira
Ao contrário do que dizem os apologistas do fim da História, a luta de classes não se calou. No entanto, diante da assepsia publicitária por que passam os discursos contestatórios, a lógica poética de Kafka nos leva a pensar a contrapelo de nós mesmos: se o movimento da contradição histórica não for estancado e reconfigurado, continuaremos a figurar como coadjuvantes da cadeia alimentar que nos coage à frieza, à brutalidade e ao cinismo do entrechoque entre gato e rato, de modo que a "Pequena Fábula" possa receber um título mais adequado aos tempos atuais: "segunda-feira". O artigo é de Flávio Ricardo Vassoler.
> LEIA MAIS Cultura | 27/02/2013
Guerra de todos contra todos
Contra todos (2004), do diretor Roberto Moreira, enseja uma leitura acurada das profundas contradições sociais e psíquicas – psicossociais, a bem dizer – que a periferia de nosso capitalismo atavicamente periférico produz e reproduz. 
> LEIA MAIS Cultura | 18/02/2013
Django Livre, Django Siegfried, Django Obama: metamorfoses liberais de Tarantino
Django, o extraordinário protagonista do filme de Quentin Tarantino, apenas consegue explodir a escravidão de suas próprias correntes, enquanto a multidão restante, sobre a qual Hollywood não projeta os holofotes, permanece desempregada em um país racista e liberal, cujas contradições ‘Django Livre’ soube tão bem criticar e reproduzir. O artigo é de Flávio Ricardo Vassoler 
> LEIA MAIS Cultura | 08/02/2013
‘A Separação’ entre o joio e o trigo
‘A Separação’ (2012), filme iraniano dirigido por Asghar Farhadi, estrutura diversas críticas à teocracia iraniana, mas ao mesmo tempo parece reverberar uma máxima para o espectador ocidental. “Se Alá existe, nem tudo é permitido”. O artigo é de Flávio Ricardo Vassoler 
> LEIA MAIS Cultura | 11/03/2013
• Leia o especial 'Cinema e Realidade'
O som disperso ao redor: limitações da crítica social que esboça caricaturas
‘O som ao redor’ (2013), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, aglutina um panorama de fatos supostamente banais sob os quais o processo histórico de constituição de nosso capitalismo periférico posiciona as diferentes classes e determina a assimetria de seus contatos, a proximidade efêmera de suas relações e, por vezes, a contiguidade espacial da profunda desigualdade. O artigo é de Flávio Ricardo Vassoler
> LEIA MAIS Cultura | 04/03/2013

Nenhum comentário: