agosto 28, 2013

"O Fetiche do Exame Criminológico", tema abordado pelo juiz de direito Luís Carlos Valois em Seminário promovido pela ESMAM

PICICA 1: O Seminário sobre Política Antimanicomial, promovido pela Escola de Magistratura do Amazonas (ESMAM), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, e realizado entre os dias 22 e 23 de agosto deste ano, teve como palestrante o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Manaus, Luis Carlos Valois. com o tema "O Fetiche do Exame Criminológico". A temática foi amplamente abordada em sua dissertação de mestrado "Conflito Entre Ressocialização e o Princípio da Legalidade na Execução Penal", assim resumida pela Biblioteca Digital da USP: "O presente trabalho parte da demonstração de não ser o ideal de ressocialização, enraizado na cultura jurídica brasileira, resultado de elaboração científica. Para tanto, recorre aos textos dos precursores, de onde se extrai que a construção desse fim para a pena de prisão se deu com o intuito de humanizar o cárcere, mas sem a comprovação empírica de sua viabilidade. Entretanto, a prática jurisprudencial brasileira coletada demonstra certo descaso para tal evidência. Mesmo diante da violência que permanece imperando na pena de prisão, inúmeros julgados comprovam que os tribunais continuam a usar a ressocialização como fundamento para agravar a pena privativa de liberdade. O Direito perde a sua capacidade de comunicação ao abandonar a realidade como ingrediente. Decisões judiciais, ao usarem termo desacreditado pela história, desistem do diálogo com a sociedade. O princípio da legalidade, com seus pressupostos de clareza e objetividade, fica igualmente prejudicado, com a sanção penal subordinada a uma crença obscura e impossível no meio carcerário. Assim, assumindo que a pena de prisão não se tornará pior com o abandono em definitivo de um ideal desfeito pelo tempo, conclui-se ser o respeito à dignidade da pessoa humana, fundamento do Estado Democrático de Direito, suficiente para o intuito de se continuar buscando uma sanção penal menos desumana." (Fonte: Biblioteca Digital USP, onde encontra-se uma versão reduzida da referida dissertação).




PICICA 2: Abordando tema correlato, aqui vemos Luís Carlos Valois, juiz de direito, mestre e doutorando em criminologia pela Universidade de São Paulo, membro da Associação Juízes para a Democracia e porta-voz da Law Enforcement Against Prohibition - Agentes da Lei Contra a Proibição, falando na mesa redonda "Políticas Públicas de Álcool e Drogas", do Projeto "Diálogos com a Sociedade", promovido pelo SINDILEX - Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, em auditório da Câmara Municipal de São Paulo, dia 25 de junho de 2013.

Nenhum comentário: