dezembro 11, 2015

EDWARD WESTON: O MESTRE DAS CURVAS. Por Mariana Dias (OBVIOUS)

PICICA: "Edward Weston ajudou a desenvolver a fotografia artística logo em seu início, trazendo um novo sentido e vida para objetos triviais, deixando um legado que inspirou vários outros fotógrafos." 



EDWARD WESTON: O MESTRE DAS CURVAS


Edward Weston ajudou a desenvolver a fotografia artística logo em seu início, trazendo um novo sentido e vida para objetos triviais, deixando um legado que inspirou vários outros fotógrafos.

Mather_and_Weston_Imogen_Cunningham_1922.jpg

Edward Weston e Margrethe Mather

Edward Weston é considerado um dos mais importantes fotógrafos americanos e um dos precursores da fotografia artística no século XX. Tendo como influência Alfred Stieglitz, que logo no início do século XX inseriu na fotografia americana o conceito de fotografia documental e sem artifícios, Weston desenvolveu seu trabalho passando por vários estilos e experimentos até chegar em um estilo único, que serviu de inspiração para outros grandes fotógrafos que futuramente impulsionariam o estilo modernista.

Desde que ganhou sua primeira câmera aos dezesseis anos, já sabia que queria viver da fotografia, passou grande parte da adolescência fotografando pelos parques e ruas de Chicago. Mais tarde ele decidiu ir morar na Califórnia, onde trabalhou durante um período como retratista ao mesmo tempo que trabalhava revelando fotos em estúdios. Durante um tempo passou por dificuldades e só conseguiu se tornar fotógrafo em período integral graças ao casamento com Flora May Chandler, que possuía riqueza suficiente para ajudar Weston a investir na fotografia. Seguindo como retratista Weston abriu seu próprio estúdio e logo em seguida já ganhava vários prêmios de fotografia profissional. 

Após visitar uma exposição de arte moderna, Weston começou a ficar insatisfeito com seu trabalho, foi então que ele começou a fazer fotos experimentais de nus. Em aproximadamente 1923, já separado de Chandler e com uma certa reputação como fotógrafo, ele foi morar no México. Vivendo uma cultura totalmente diferente, ele se viu forçado a observar vários tipos de objetos, foi quando começou a fotografar desde brinquedos à privadas.

Edward weston.jpg nude, 1927
edward-weston-excusado-toilet-19251.jpg

Toilet, 1951

A partir dessas experiências, Weston consegue transformar o conceito de Stieglitz unificando a simplicidade e realismo do comum com abstração, resultando em fotografias que ampliam nossa imaginação. Um simples elemento como o pimentão mostra claramente sua experiência ao retratar nus, pelo enquadramento ele faz com que o pimentão tenha toda nossa atenção e com a composição da luz realça as curvas, nos remetendo diretamente ao corpo feminino. 

weston-still-life.jpg  

Pepper, 1930

Ao observarmos a fotografia 'folha de repolho' em um primeiro momento não identificamos o elemento como uma folha, o que vemos são curvas suaves, tênues, que podem lembrar uma montanha e somos levados a admirar um elemento tão trivial. 

cabbage-leaf-edward-weston-1931.jpg

Cabbage leaf, 1931

Em seus nus artísticos ele brinca com a luz, delineando formas e dando volume a suas fotografias, que de tão vivas nos dão a sensação de que podemos tocá-las e sentir as texturas da pele com nossos olhos.

edward_weston_nude_1.jpg

O que chama atenção na personalidade de Weston é a paixão pelo seu trabalho, diferente de muitos outros artistas ele não gostava do pensamento de querer ser artista, dizendo que suas melhores fotografias foram as que ele menos se preocupou com a arte. Ao longo de sua vida ele publicou vários livros sozinho ou em parceria com outros fotógrafos, também escreveu artigos para revistas.
Aos 54 anos Weston foi diagnosticado com parkinson e morreu em 1958, deixando então seu legado, sendo um dos exemplos claros da influência que pintura exerceu sobre a fotografia, deixando apenas de pegar um pedaço da realidade mas trazendo romantismo e forma ao que retratava, dando vida a qualquer assunto, provando que na natureza reside um número interminável de assuntos a serem fotografados. 

weston_nude_through_window.jpg

Nude through window, 1933

Fonte: OBVIOUS

Nenhum comentário: