dezembro 31, 2015

Questão de Gênero: histórias e experiências de transexuais. POR Geraldo Costa (OBVIOUS)

PICICA: "Questão de Gênero foi produzido pelo coletivo Catarse, documentário retrata dramas, alegrias e desafios enfrentados por sete pessoas em busca da própria identidade de gênero." 


Questão de Gênero: histórias e experiências de transexuais


Questão de Gênero foi produzido pelo coletivo Catarse, documentário retrata dramas, alegrias e desafios enfrentados por sete pessoas em busca da própria identidade de gênero.

LGBT_-_por_travelshooter_istockphoto.jpg

A identidade de gênero corresponde à sincronicidade entre o sexo biológico e o gênero psíquico. E nem sempre essa concordância acontece. Nestes casos estão incluídos os transexuais ou transgêneros e os travestis. No corpo cujo sexo é masculino, pode "residir" uma mente que se reconheça como sendo do gênero feminino. Muitos debates giram em torno de tal tema no intuito de permitir que cada vez mais pessoas alcancem sua felicidade plena e não sofram com o preconceito que ainda assola a sociedade. No Acervo da Catarse, Questão de Gênero, um documentário que acompanha, durante um ano, a vida de sete pessoas que, em comum, têm o sentimento de que nasceram em um corpo que não era seu. Homens que nasceram mulheres e mulheres que nasceram homens contam como se descobriram transexuais e como buscam viver em sua verdadeira identidade de gênero. O documentário mostra os sonhos, alegrias, dramas e transformações vividos por essas sete pessoas que lutam para superar preconceitos, conflitos e barreiras em busca de uma vida mais feliz.


Documentário – 90 minutos Direção, roteiro e produção: Rodrigo Najar

Direção de Fotografia: Elton Luz

Ass. de direção e edição: Têmis Nicolaidis

Conchita_Wurst.jpg

Em 2014, a cantora Conchita Wurst, personagem do austríaco Tom Neuwirth, superou obstáculos e venceu o Eurovision Song Contest, um show de talentos musicais na Europa. Sua aparência feminina misturada à barba masculina de Tom chocou o público, mas sua vitória refletiu, de certa forma, a aceitação da mistura de gêneros incorporada por Conchita.

 Toda vez que você vai preencher um questionário é comum aparecer o seguinte campo: sexo. A pergunta é: qual é o seu gênero? O mais comum é que existam duas alternativas para você assinalar: masculino ou feminino.

 O conceito de gênero denota uma diferenciação. A lógica ocidental tradicional funciona como uma divisão binária, ou seja, que se divide em dois opostos: masculino x feminino, macho x fêmea ou homem x mulher.

 Sob esse ponto de vista, o ser humano nasce dotado de determinadas características biológicas que o enquadra como um indivíduo do sexo masculino ou feminino. O sexo é definido biologicamente tomando como base a genitália, cromossomos sexuais e hormônios com os quais se nasce.

 No entanto, o sexo não determina por si só, a identidade de gênero ou a orientação sexual de uma pessoa. A orientação sexual, por exemplo, diz respeito à atração que sentimos por outros indivíduos e, geralmente, envolve questões sentimentais, e não somente sexuais.

  cabeçalho copy.jpg

Embora a definição do que é ser “homem” ou “mulher” tenha surgido a partir de uma divisão biológica, a experiência humana nos mostra que um indivíduo pode ter outras identidades que refletem diferentes representações de gênero (como os transexuais e transgêneros) e que não se encaixam nas categorias padrões.

 Em 2014, após reclamações de usuários que queriam mais opções em seus perfis, o Facebook passou a oferecer mais de 50 opções de termos para classificar gêneros. É possível ainda escolher por qual pronome você deseja ser chamado, “ele”, “ela” ou “neutro”.

 A novidade já existe em países como EUA, Reino Unido e Argentina e incluem classificações como andrógino, transgênero, entre outros. Em entrevista ao jornal inglês The Independent, Simon Milner, diretor do Facebook no Reino Unido, afirmou que, com essas inclusões, “o Facebook está permitindo que as pessoas sejam elas mesmas e fazendo que os usuários se sintam confortáveis em expressar quem são”.

 As identidades são características fundamentais da experiência humana, pois possibilita aos seres humanos a sua constituição como sujeitos no mundo social. O gênero refere-se à identidade com a qual uma pessoa se identifica ou se autodetermina; independe do sexo e está mais relacionado ao papel que o indivíduo tem na sociedade e como ele se reconhece. Assim, essa identidade seria um fenômeno social, e não biológico.

 As portas do IIIº milênio estão abertas para compreensão e carinho da questão de gênero e identidade para caminharmos para um mundo melhor.

Geraldo Costa

Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .

Fonte: OBVIOUS

Nenhum comentário: