dezembro 23, 2015

NATAL DE SOLIDARIEDADE A JESUS E A FAMÍLIA DO SEU JOSÉ! Por Valter Calheiros

PICICA: "Com carinho vos peço que leiam o que vos apresento e somente depois vejam as fotos que estão abaixo. A situação apresentada não é nenhuma novidade, mas é a história e o retrato da vida real de uma família, como de tantas outras que encontramos na periferia de Manaus. A família aqui retratada reside na Colônia Antônio Aleixo e é composta por pai, mãe e 07 filhos pequenos." (Valter Calheiros, fotógrafo do movimenton socioambiental SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS)

NATAL DE SOLIDARIEDADE A JESUS E A FAMÍLIA DO SEU JOSÉ!

Com carinho vos peço que leiam o que vos apresento e somente depois vejam as fotos que estão abaixo. A situação apresentada não é nenhuma novidade, mas é a história e o retrato da vida real de uma família, como de tantas outras que encontramos na periferia de Manaus. A família aqui retratada reside na Colônia Antônio Aleixo e é composta por pai, mãe e 07 filhos pequenos.

O pai da família é o senhor José, caboco amazonense sem emprego e sem renda, que vive a procurar algum trabalho para conseguir o sustento de sua família. A mãe da família, esposa do senhor José, lamento por não conseguir lembrar seu nome, mas sei muito bem que ela é uma mulher que luta o quanto pode para trazer alimentos e dinheiro para sua casa. Ela  é uma das muitas mulheres que já fotografei na área da Feira Manaus Moderna coletando sobras de frutas e verduras descartadas pelos feirantes.

Isso mesmo, se você pensou que ela junta restos de alimentos da feira, pensou certo! Mas, não foi este o motivo que me faz solicitar ajuda para a família desta senhora, pois só a reconheci após a segunda visita em sua casa.


Entrei na casa desta família por um acaso. No mês de junho deste ano, eu estava fazendo registro fotográfico de uma área em que as famílias estavam sofrendo com a enchente do Lago do Aleixo. Diante da situação, um amigo se propôs a ajudar uma das famílias doando uma cesta básica de alimentos.

Quando fui entregar os alimentos não encontrei a família que procurava, pois as águas do lago invadiram de vez a casa e a família mudou do lugar e os vizinhos não souberam informar para onde haviam mudado. Então, na mesma rua encontrei um grupo de crianças brincando e perguntei a uma menina bem pequena onde estavam seus pais, e ela saiu correndo e gritando, “mamãe tem um homem
que veio trazer comida pra gente”! Assim, conheci a família do seu José!

É fato que o custo de vida não está fácil pra ninguém, além do desemprego e inflação, altos índices de violência e o avanço das drogas nas escolas e nas famílias. Com a roubalheira espalhada de norte a sul, o cidadão que luta pelo sustento de sua família não aguenta mais assistir a velhos e novos escândalos de roubo de bilhões de dinheiro publico. Corrupção que é responsável pela falta de saúde e educação de qualidade para as crianças e jovens de nosso

E para contemplar tamanha injustiça ao povo, estamos nos acostumando a ver prisão domiciliar e tornozeleira eletrônica tornando-se prêmio para empresários, banqueiros, políticos e servidores públicos que pela corrupção promovem a miséria de milhões de famílias espalhadas nas periferias das
cidades brasileiras.A punição é um ato legal, mas é pouco!

Apesar da indignação, não podemos cruzar os braços. Faço-vos um convite para neste Natal conhecer a família do senhor José da Colônia, ou quem sabe o senhor José aí do seu bairro e proporcioná-lo um momento de alívio em suas dores! Se escolher a família da Colônia, o endereço consta em uma das fotos que vos apresento. Pode parecer pouco, mas é um bom caminho na luta por dignidade e cidadania do nosso povo.

O que a família do senhor José precisa? O que é mais urgente e necessário?

Posso indicar três opções: carinho, solidariedade e sua atenção!

Natal de solidariedade a Jesus e a família do seu José!















 Fotos: Valter Calheiros

Nenhum comentário: