dezembro 23, 2015

Prêmio mundial de agricultura orgânica vai para brasileira de 92 anos (AS BOAS NOVAS)

PICICA: "Pioneira do movimento orgânico no Brasil, Ana Primavesi, austríaca naturalizada brasileira, foi escolhida pela contribuição aos movimentos agroecológicos na América Latina"

EM TEMPO: "A mãe da agroecologia no Brasil: Ana Maria Primavesi  diz que a agricultura química expulsa os agricultores do campo para as favelas da cidade.

Vamos premiá-la também aqui no Amazonas por meio da conservação e da construção da saúde de nossos solos:
- sem o uso de agrotóxicos
. sem o uso de fertilizantes químicos
- sem o uso do fogo
- adubação verde
- cobertura do solo
- compostagem
- biofertilizante
- leguminosas
- bocache
- agroflorestas
- curvas de nível
- serapilheira ...

Para que agricultores possam conservar o solo è preciso de políticas públicas como,  educação do campo, pesquisas, assistencial técnica e extensão rural agroecológica.
Para promover a conservação dos solos 2015 foi escolhido pela ONU como o  Ano Internacional do Solo. Que polìticas pùblicas foram implantadas neste ano, que termina agora, para a promoção da conservação dos solos? Qual a governabilidade que existe sobre os solos?

Elisa Wandelli
Rede Maniva de Agroecologia
Campanha Permanente Contra os Agrotoxicos e pela Vida"

Prêmio mundial de agricultura orgânica vai para brasileira de 92 anos

Pioneira do movimento orgânico no Brasil, Ana Primavesi, austríaca naturalizada brasileira, foi escolhida pela contribuição aos movimentos agroecológicos na América Latina



Prêmio mundial de agricultura orgânica vai para brasileira de 92 anos

“O segredo da vida é o solo porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio"
 
Depois de 65 anos na luta pela saúde dos solos, a engenheira agrônoma Ana Primavesi, 92, recebeu o One World Award 2015 – o principal título de agricultura orgânica mundial. Conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), o prêmio honra ativistas cujo trabalho tenha impactado positivamente a vida de produtores rurais, sobretudo os mais desfavorecidos.

Ana dedicou a sua vida a ensinar como é possível aliar a produção de alimentos à conservação do meio ambiente, sem esquecer do pequeno produtor e de suas necessidades. “O segredo da vida é o solo porque do solo dependem as plantas, a água, o clima e nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio e as plantas, nutridas”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Em sua trajetória de trabalho, Ana revolucionou a produção agrícola e contribuiu para uma conscientização de uma alimentação mais saudável. O livro Manejo Ecológico do Solo, escrito por ela, é considerado uma das bíblias da produção orgânica e leitura obrigatória nas faculdades de Agronomia do país. Ficou curioso para conhecer mais sobre ela? Assista ao documentário O Veneno Está Na Mesa, que conta com falas de Eduardo Galeano.


(Texto adaptado do site Jornal Já)

Fonte: AS BOAS NOVAS

Nenhum comentário: