novembro 11, 2009

A pedagogia griô no Amazonas

A PEDAGOGIA GRIÔ NO AMAZONAS
TECENDO AULAS DE BOAS AÇÕES NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Ponto de Cultura Pé na Taba e a Escola Municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga vem desenvolvendo desde 2005, em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA PE NA TABA, atividades sócio-educativas que envolvem crianças e adolescentes, alunos da escola e integrantes da comunidade Vale do Sinai, Zona Norte da Cidade de Manaus atividades sócio-educativas que elevem a auto-estima e promovam a consciência crítica de crianças e adolescentes com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem por meio da interface educação – cultura - cidadania.

A partir de 2009, as atividades de parceria foram fortalecidas por meio dos Projetos: Cidadania: Brincando e Aprendendo, com informática, desenho, pintura e recliclagem; Ponto de Leitura: Leitura para Cidadania, premiado pelo Ministério da Cultura; e a Pedagogia Griô, que envolve os mestres de saberes, contadores de história, conversando com os alunos para os ensinamentos da tradição oral.

No mês de novembro, alusivo a consciência negra, os Mestres e Griôs, estão compartilhando com os alunos da escola, momentos de resgate da tradição oral por meio de cantigas de rodas, diálogo com as crianças e brincadeiras infantis, enfocando a história da cultura afro e a contribuição social e cultural dos negros em nosso país. Essa iniciativa parte do entendimento que o reconhecimento da identidade de um povo passa pela formação como um dos elementos fundamentais no processo de inclusão social e emancipação humana.

Dessa forma, o Ponto de Cultura Pé na Taba e a Escola Municipal João Alberto Menezes Braga estão realizando nos dias 05, 10, 12, 17 e 19 de novembro/2009 , as atividades com os alunos do 1º. ao 5º. Ano, no horário matutino, onde os mestres com o seu saber popular buscam compartilhar com os alunos a reflexão sobre o resgate de sua identidade, a sua ancestralidade, como elementos essenciais no processo de transformação de sua realidade, uma vez que é a partir de suas raízes culturais que este povo se manifesta socialmente.

Professora Lucimar Weil
Pedagoga e Coordenadora do Ponto de Cultura Pé na Taba
Posted by Picasa

Nenhum comentário: