maio 20, 2015

Ocupação de terras na região da Colônia Antônio Aleixo, com fotografias de Valter Calheiros

PICICA: O presente registro fotográfico foi feito na manhã do dia 16 de maio, sábado, ocasião em que lideranças da Associação de Moradores e Amigos do Complexo Colônia Antônio Aleixo (AMACCAA) organizaram uma reunião em frente ao Poço Amazonas.

O Coordenador da Comissão de Abastecimento de Água da Comunidade, senhor Cleudo Assunção, conversou por mais de uma hora com a comunidade para evitar que o terreno seja invadido e ressaltou a importância em preservar a área verde onde está localizado o Poço Artesiano.

Dona Maria do Carmo, residente na Colônia Antônia Aleixo, acompanhada do fotógrafo Valter Calheiro - ambos do movimento socioambiental "SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS" - , levou-o até a curva do bairro 11 de Maio onde acontece outro processo de ocupação de terras. Para ela, a situação é preocupante, pois neste momento são quatro áreas na Colônia Antônio Aleixo que estão passando pela mesma situação.  (Texto de Valter Calheiro)

EM TEMPO: Numa cidade em que o Plano Diretor é uma peça de ficção; em que o planejamento para a expansão do perímetro urbano já nasce defasado; tire o "cavalinho da chuva" quem acredita que será posta em prática qualquer solução racional para o acúmulo de demandas sociais por habitação que não seja a tradicional  abordagem violenta da Polícia Militar. Situada na região do Puraquequara, a Colônia Antônio Aleixo em breve deixará de ser a última fronteira que separa a área urbana da área rural de Manaus. Conflitos à vista. A expansão da cidade - já excessivamente horizontalizada - caminha naquela direção. (Texto de Rogelio Casado)
























CRÉDITO: TODAS AS IMAGENS FORAM FEITAS PELO ESTIMADO FOTÓGRAFO VALTER CALHEIROS, MILITANTE DO MOVIMENTO SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS (As duas últimas fotografias é da mais recente ocupação no bairro 11 de Maio)

Nenhum comentário: