fevereiro 23, 2009

Repúdio e Solidariedade

REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

Os abaixo assinados – que guardam ainda a viva lembrança da dura e permanente violência desencadeada pelo regime militar de 1964 – manifestam seu mais firme e veemente repúdio contra a arbitrária e inverídica revisão histórica contida no editorial da Folha de S. Paulo do dia 17 de fevereiro último. Ao denominar de "ditabranda" o regime político existente no Brasil de 1964 a 1985, a direção editorial do jornal paulista insulta e avilta a memória dos milhões de brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país. Assassinatos, perseguições, torturas, prisões iníquas, suicídios forjados e execuções sumárias foram crimes praticados sistematicamente pela ditadura militar vigente no período mais longo e sombrio da história política brasileira. O estelionato semântico expresso pela noção de "ditabranda" não é, pois, senão a fraudulenta noção forjada por todos aqueles que, de uma forma ou outra, se beneficiaram da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964.

Nosso repúdio igualmente se manifesta, de forma firme e contundente, diante da "Nota de redação", publicada pelo jornal em 20 de fevereiro (p. 3), em resposta a duas cartas enviadas à seção "Painel do Leitor". Sem argumentos e razões, a Folha de S. Paulo investiu ataques ignominiosos, arbitrários e levianos à atuação de dois combativos acadêmicos e intelectuais brasileiros. Neste sentido, manifestamos nosso irrestrito apoio e solidariedade aos profs. Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato face às insólitas críticas pessoais e políticas que sofreram da direção editorial da Folha de S. Paulo por meio da infamante nota acima aludida.


Os professores Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos.

Para assinar, acesse:
http://www.ipetitions.com/petition/solidariedadeabenevidesecomparat/index.html

Leia o artigo de Miguel do Rosário:
Um osso preso na garganta
Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

AS OLIGARQUIAS EM CHEQUE!

1 ) São os mentores e seguidores dos desequilíbrios globais aqueles que tentam "branquear" o fascismo, onde quer que ele tivesse paradeiro e não só no Brasil.

2 ) Essa "regra" global prova que na essência da democracia "represntativa" continua a haver enorme espaço para o fascismo e isto apesar de tanto se "apostar" no fim do neo liberalismo.

3 ) O fascismo é recurso e alimento das ideologias típicas das oligarquias e é uma componente de sua intrínseca falta de ética e de moral: haverá ética e moral em quem promove, usando e abusando do sistema capitalista, todas as desgraças do mundo?

Martinho Júnior