fevereiro 04, 2009

Via Campesina quer mais ousadia do FSM

Via Campesina quer mais ousadia do FSM

A organização do Fórum Social Mundial em Belém, no estado do Pará, estima que mais de 100 mil pessoas passaram pelas atividades do evento. Porém, a edição do fórum, que surgiu como uma articulação de militantes e ativistas sociais de todo o mundo, pareceu tímida, do ponto de vista político, para a Via Campesina – organização que reúne movimentos campesinos de quatro continentes.

Segundo o dirigente de relações internacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), Egídio Brunetto, como o fórum aglutina muita gente, é um bom espaço para encontros. Mas, seu potencial é desperdiçado porque ele não encaminha mobilizações e agendas de massa.

“Com uma crise dessa, com a agressão que está acontecendo na Palestina, que é um genocídio cometido por Israel, com a invasão que continua no Iraque e no Afeganistão, com a situação do Haiti, do povo colombiano e um fórum desse não consegue fazer nenhum tipo de protesto, não consegue fazer uma agenda? Então é um fórum que, do ponto de vista da estratégia e da mudança de correlação forças, não contribui.”

A coordenadora da Associação Nacional de Pequenos Agricultores de Cuba, Maria Del Carmen, também acha que o Fórum Social Mundial pode muito mais, especialmente este, que foi realizado na América Latina e na Amazônia.

Para Carmen, faltaram mobilizações de rua politizadas e enfáticas, seja para denunciar a situação da floresta amazônica, ou para acompanhar o processo de radicalização das lutas sociais que o continente tem vivido. Carmen salientou que o surgimento do fórum em 2001 foi muito importante para impulsionar a eleição de vários presidentes de esquerda e agora seria a hora de intensificar as mobilizações.

De Belém do Pará, para a Radioagência NP, Vinicius Mansur.

01/02/09

Mais sobre o assunto:

• Diante da crise, Brasil precisa auditar a dívida, diz Fatorelli no FSM
• Movimentos cobram programa anticapitalistas para sair da crise
• Trabalhadores discutem novo marco regulatório para petróleo no Fórum Social Mundial
• Vale pratica capitalismo do século XIX na Amazônia, diz MST
• Povos da Amazônia pedem socorro no Fórum Social

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto
Posted by Picasa

Nenhum comentário: