fevereiro 17, 2009

OAB examina se ingressa em ação para impedir obras do Porto das Lajes (AM)

Foto: Rogelio Casado - SOS Encontro das Águas - Manaus-Am, 15.02.2009
Nota do blog: O pessoal da AMANA (Associação Amigos de Manaus) acendeu vela pra tudo que é santo assim que leu a notícia abaixo. Acenda você também e venha para a luta do movimento SOS Encontro das Águas. Ajude-nos a dizer NÃO à destruição do nosso Encontro das Águas, um patrimônio nacional.

OAB examina se ingressa em ação para impedir obras do Porto das Lajes (AM)

Extraído de: OAB - 09 de Fevereiro de 2009

O Ministério Público Federal, por meio de sua Procuradoria no Amazonas, enviou ofício à Comissão de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para consultar se há interesse de a OAB ingressar em ação civil pública a ser proposta para impedir a construção do Porto das Lajes, em Manaus (AM). O porto está localizado no encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões.

O presidente da Comissão de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Oldeney Valente, informou que a solicitação do MPF será analisada por especialistas da Comissão. Caso a manifestação seja a favor da participação da OAB na ação civil pública - na qualidade de co-autora -, o parecer da Comissão será encaminhado a exame do Pleno do Conselho Federal da entidade para decidir.

A justificativa para a ação, segundo o MPF, é que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e que o empreendimento será construído no encontro das águas, que é símbolo de Manaus e do Estado do Amazonas. O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil público para apurar a regularidade ambiental do empreendimento e determinou a análise técnica do Estudo Prévio de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Segundo Oldeney Valente, o "encontro das águas" não é apenas um símbolo do Amazonas, mas "um singular patrimônio nacional", que deve ser resguardado de todo e qualquer risco de impacto ambiental. "Isso também pelas conseqüências nocivas que podem advir para o meio ambiente na área de influência do projeto", afirmou, defendendo a busca de outra localização possível para o empreendimento.

Fonte: JusBrasil Notícias
Posted by Picasa

Nenhum comentário: