fevereiro 11, 2009

Workshop debaterá saberes indígenas no Amazonas

Foto publicada em Com Ciência
Workshop debaterá saberes indígenas no Amazonas

Evento apoiado pela Fapeam pretende discutir e trocar experiências e informações sobre perspectivas da educação superior dos índios
Estão abertas até o dia 12 de abril as inscrições para o workshop "Nas trilhas e redes do saber: universidade e educação superior indígena", que vai acontecer no período de 18 a 22 de maio de 2009, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o tema "Universidade na pluralidade: diálogos, perspectivas, conhecimentos e as formas de construção e apropriação do saber indígena", o evento tem o objetivo de discutir e trocar experiências e informações sobre as diversas ações relacionadas às trajetórias e perspectivas da educação superior indígena. Tem com o público-alvo as lideranças tradicionais e indígenas, organizações indígenas, instituições indigenistas, universidades indígenas, universidades e centros tecnológicos, profissionais em educação indígena e indigenistas.

Coordenado pelo Laboratório de Geografia Humana, do Departamento de Antropologia da Ufam, o workshop conta com o apoio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que destinou recursos da ordem de R$ 29,804 mil para a realização deste evento.

Segundo a coordenadora do workshop, Ivani Faria, o evento contará com a apresentação de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais indígenas e não-indígenas de Países da América Latina. "Serão aceitos trabalhos concluídos de pesquisa, iniciação científica, monografia, extensão e trabalhos de campo com resultados que tratam de temas indígenas, priorizando temas relacionados à educação e saberes indígenas", explicou.

Durante o evento, serão realizadas apresentações orais, grupos de trabalho (GTs) e mesas redondas. Os trabalhos vão ser apresentados em português, espanhol e em outras línguas indígenas.

O aceite de trabalhos será divulgado até o dia 18 de abril. As fichas de inscrições e textos completos deverão ser enviados para o e-mail: saberesindigena@gmail.com .

Fonte: Portal Amazônia

Nota do blog: Leia também Poesia, cultura e ciência no céu indígena. Acesse Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: