Rádios livres convidam todas e todos a realizar ações pelas mídias livres e comunitárias e contra a repressão
Por MÍDIAS LIVRES 25/02/2009 às 17:34
Diante da última onda de repressão imoral e ilegal contra rádios alternativas, o rizoma de rádios livres convida ativistas e simpatizantes a realizar ações de solidariedade com o direito à comunicação garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e contra a repressão que, no Brasil, fere o artigo V da Constituição por pressão do lobbie da mídia corporativa, sobretudo a Globo. No começo do mês de fevereiro foi fechada a rádio AM 800 Wajzugún, voz do povo Mapuche da Argentina. Na madrugada do dia 19 doze homens da polícia federal e um delegado arrombaram, roubaram o equipamento da rádio livre Muda, e destruíram o que não puderam levar. Mesmo assim não conseguiram silenciar a rádio de Campinas. Milhares de rádios livres e comunitárias são fechadas todos os anos no Brasil, mas milhares são abertas fazendo valer o direito à comunicação.
Para valorizar a diversidade de ações que cada pessoa ou grupo pode realizar não se pensou um esquema uniforme de ação, sugerindo-se que seja feito desde o famoso "boca-a-boca", até o envio de mensagens, exibição de filmes, oficinas, ou o que a imaginação permitir. A onda de ações já começou neste carnaval com as transmissões da rádio Sebo em São Paulo, rádio Conut na França e ações da rádio Muda durante o carnaval de rua em Campinas. Antes já haviam sido divulgadas as matérias e protestos do CMI, Agência Pulsar, Pool de Nuevas Agencias de América Latina, ABRAÇO-Sudeste, Munícipe.net, MandiocaLelê, blogs de Rogelio Casado, Plavra Socialista, Barão em Foco, Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da Unicamp, do músico Manu Chau (durante show no Rio) e de professores, estudantes e profissionais de todo o Brasil. Já anunciaram que estão se preparando para realizar transmissões de protesto, oficinas e outras ações as rádios Dadá (SP), Capivara (SP), Xibé (AM), o coletivo de mídia livre Aparelho (PA) e o grupo de carimbó Sonora Iqoaraci (PA). Publique no CMI a notícia da sua ação.
Conexões: Chamado por Ações Locais Calendário I de ações pela Mídia Livre Idéias de ações locais pela Mídia Livre Cerraron radio AM 800 Wajzugún Polícia Federal invade Rádio Muda FM e apreende equipamentos RadCom: Pedro Abromovay, Secretário do Ministério da Justiça, mente na TV NBR Rádio do VII Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autônomas
Vale a pena ver denovo: Apreensão ilegal dos equipamentos da rádio Filha da Muda Rádios livres do norte se mobilizam Anatel e PF atacam a Resistência FM - o grito rebelde da periferia Nnandia: reabre rádio indígena fechada por retransmitir a APPO
Fonte: CMI Brasil
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário