fevereiro 05, 2009

Zefofinho de Ogum sobrevoa o Porto Intermodal de Nola

Da Nola a Manaus - Na matéria acima, publicada no jornal italiano Il Manifesto, de autoria de Andrea Palladino, tomamos conhecimento do Porto Intermodal de Nola, um império de milhões de euros do empresário Gianni Punzo. Nada de mais, não fossem estranhas as suas ligações com personas non gratas ao povo italiano. Toda a Itália conhece a história. Inclusive a história do seu interesse na construção de um porto intermodal em Manaus, conforme ampla divulgação nos jornais italianos.

Zefofinho de Ogum - Num esforço coletivo enviamos Zefofinho de Ogum, nosso correspondente no Rio de Janeiro, para Roma e de lá a Nola. Zefofinho é o pseudônimo de um sociólogo formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que residiu em Manaus e aqui tomou gosto pelas coisas do Amazonas, onde casou e teve filhos.

Veja abaixo as fotografias feitas por Zefofinho ao sobrevoar o complexo intermodal e caminhar pelas ruas do entorno do Vulcano Buono, onde está localizado o empreendimento. Ai de ti Zona Franca, se o modelo for implantado no Encontro das Águas em Manaus!!!


Porto Intermodal de Nola, impressiona por cima


Por baixo decepciona, tanto que não deixaram as autoridades brasileiras, que ali foram em visita, ver a agressão ao meio ambiente. Ao fundo, o megashopping de Vulcano Buono.

Ao redor do Vulcano Buono pode ser visto lixo por toda parte. Grande parte desse lixo não foi classificado ou é classificado como lixo altamente tóxico, nocivo. Não é lixo domestico, é lixo de origem industrial. Na Itália, fala-se também que há lixo nuclear.

A zona em que se encontram o Interporto Modal de Nola, o Vulcano Buon e o Cis está situada dentro de uma área chamada "o triângulo da morte", devido ao lixo. Faça você mesmo sua pesquisa: escreva "triangolo della morte" Nola. Nela irão aparecer as cidades de Nola, Acerra e Marigliano. Veja o link de wikipedia: http://it.wikipedia.org/wiki/Triangolo_della_morte_Acerra-Nola-Marigliano. É nessa terra de ninguém que Punzo construiu o seu império. Terra morta, contaminada pelo soterramento de lixo ilegal proveniente de todas as partes da Itália e mesmo da Europa.

Perguntado sobre a luta contra a construção do Porto das Lajes em Manaus, Zefofinho respondeu, enigmático: "Veramente non sono molto otimista su questo". E sobre o movimento SOS - Encontro das Águas, da Associação Amigos de Manaus (AMANA), disse: "Credo assolutamente...".

Grande Zefofinho. Arrivederci.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: