fevereiro 15, 2009

Drama peruano baseado em mito andino vence prêmio da crítica em Berlim

Claudia Llosa - foto publicada em www.cinencuentro.com
Drama peruano baseado em mito andino vence prêmio da crítica em Berlim
(13/02/2009 - 18h31)

Da Redação www.cineclick.com.br

Foi revelado o primeiro ganhador de um prêmio importante no 59º Festival de Berlim. O Prêmio Internacional da Crítica FIPRESCI foi para La Teta Asustada, da peruana Claudia Llosa.

O prêmio para um longa fora do eixo de produção vai em sintonia com as declarações dadas por Tilda Swinton, presidente do júri do Festival. Na coletiva de abertura do elenco, ela destacou as produções vindas da África e da América do Sul. La Teta Asustada, coprodução entre Peru e Espanha, aborda, por meio de uma jovem, os crimes contra as mulheres ocorridos nos últimos vinte anos.

O longa é baseado no mito de que as mulheres estupradas durante a violência política no Peru traumatizavam seus filhos ao dar-lhes o seio para mamar (em inglês, o filme ganhou o título de "o leite da mágoa"). Fausta (Magaly Soler) é uma dessas garotas que nasceram "assustadas", cuja mãe expressou, no leito de morte, o desejo de ser enterrada em seu p ovoado natal.

O Festival de Berlim acontece até domingo (15/2). O Brasil, que venceu o Urso de Ouro em 2008 com Tropa de Elite, teve apenas dois longas exibidos, ambos fora de competição. São eles o drama gaúcho Vingança, de Paulo Pons, que teve recepção fria, e Garapa, documentário de José Padilha, que provocou silêncio após a exibição.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: