maio 26, 2012

"Cebes manifesta apoio a Gastão Wagner" (Blog do Cebes)

PICICA: "O Cebes acredita que, com o mote do combate à corrupção, legítimo e necessário, setores do Judiciário acabam por servir aos interesses do grande capital e da pequena política, reforçando a ideia que todo gestor público é corrupto, até que se prove o contrário." 

Cebes manifesta apoio a Gastão Wagner

Cebes manifesta apoio a Gastão Wagner  

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) vem manifestar repúdio às ações tomadas pelo Ministério Público (MP) contra o professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Wagner de Sousa Campos.

Gastão Wagner, como é conhecido, referência na construção e consolidação do Sistema único de Saúde desde os anos 80, tem sido sistematicamente indiciado pelo MP, que o acusa, há seis anos, de formação de quadrilha (“sanguessugas”), enriquecimento ilícito, improbidade administrativa e crimes estipulados em outros artigos dos códigos civil e criminal.

Todas as acusações são oriundas de convênios assinados em 2003 e 2004, quando foi Secretario Executivo do Ministério da Saúde, com entidades filantrópicas que fraudaram licitação, tomada de preços e/ou execução desses convênios.

Mesmo diante de cinco processos não finalizados e nenhuma prova de que tenha se beneficiado de qualquer esquema ilícito, recentemente o professor foi indiciado pela sexta vez, momento em que teve todos os bens bloqueados. Hoje, três meses depois, o professor continua sem acesso a eles.

O Cebes acredita que, com o mote do combate à corrupção, legítimo e necessário, setores do Judiciário acabam por servir aos interesses do grande capital e da pequena política, reforçando a ideia que todo gestor público é corrupto, até que se prove o contrário.

Observa-se, com isso, a possibilidade concreta de uma atuação de interesses que visa prejudicar e deslegitimar os referenciais ético-políticos da gestão pública. Não apenas dela, mas também da formulação teórica de um Sistema Único de Saúde que dê conta da atribuição constitucional de garantir a Saúde enquanto direito universal e integral de todos os brasileiros.

Dessa forma, o Cebes manifesta irrestrita solidariedade ao Professor Gastão Wagner, e ressalta o reconhecimento por todas suas ações – seja como formulador de políticas, seja como gestor público – que contribuíram e vem contribuindo para a consolidação de um Estado democrático e promotor de cidadania.




Gabriela
SUS Campinas
25/5/2012
21:24h
Tanto absurdo acontecendo nessa cidade, o MP vai atrás de acusação sem provas do (muito provavelmente) secretário que mais trabalhou por uma saúde pública e de qualidade! Mas o que esperar de um MP que sugere a OS como solução para o desabastecimento na assistência do SUS?! 
Eymard Mourão Vasconcelos
UFPB
25/5/2012
20:18h
Na verdade, Gastão é lutador pela Reforma Sanitária desde o início da década de 1970. Em 1974, já fiquei extremamente impressionado com sua fala e sua garra na I Semana de Saúde Comunitária - SESAC - (um dos primeiros eventos nacionais de articulação do movimento sanitário), em Belo Horizonte. Era,na época, estudante de medicina e uma liderança de uma experiência de saúde comunitária na periferia de Brasília. Era um jovenzinho arrebatador
PICICA: O Professor Eymard Mourão Vasconcelos tem um livro de leitura obrigatória para todos que amam o trabalho comunitário em saúde. Trata-se de "Educação Popular e Atenção à Saúde da Família", Editora Hucitec. Destaco esta passagem sobre os trabalhadores do SUS: "Fica [...] o desafio de encontrar formas de relacionamento que não repitam os efeitos de subordinação e quebra da autonomia tão presentes em outras intervenções estatais do passado. [...] existe, entre vários profissionais envolvidos no processo de integração, pouco conhecimento sobre esse passado e desconhecimento das armadilhas de cooptação existentes na estratégia de valorizacão da participação popular nas políticas públicas".

Fonte: Blog do Cebes

Um comentário:

Sonia Junqueira disse...

Nunca vi tamanha injustica com um ser humano, trabalhei com o Prof. Dr. Gastao Wagner por muitos anos e se tem alguem digno e honesto ê ele. Esses processos sao por revenchismo, pq ele denunciou os verdadeiros sanguessugas