maio 18, 2012

Nivaldo de Lima, símbolo da luta pela desinstitucionalização psiquiátrica no Amazonas, e seu vídeo AMAZONAS ANTIMANICOMIAL

Enviado por  em 03/04/2010
Temos apenas dois Centros de Atenção Psicossocial para uma cidade de 2 milhões de habitantes. Maria é uma dessas pessoas que vive da caridade pública. São as prostitutas do entorno da praça da Matriz quem lhe garante a refeição do dia. Nunca foi internada em hospital psiquiátrico. Nem carece; um outro tipo de assistência é possível. Tudo o que ela precisa é de um Lar Abrigado, com direito a refeição, repouso, assistência médica e o direito de ir e vir. É dever do Estado. O vídeo é de autoria de Nivaldo de Lima, o "Fotógrafo dos Esquecidos".

PICICA: Nivaldo de Lima dividiu com Arthur Bispo do Rosário o mesmo espaço em tempos diferentes: a dos manicômios e da exposição de arte. Aquele no Rio de Janeiro; ele, no Recife. Entre o final de 2007 e o início de 2008, ambos estavam com suas exposições no Centro Cultural Palácio da Justiça. Arthur (já falecido) com a   Exposição "Segunda Pele": ele, com a Exposição "Território". Celebrava-se na ocasião a sanção da Lei de Saúde Mental do Estado do Amazonas, que você, curiosamente, não encontrará em nenhum sítio da internet. Em breve ela será publicada neste espaço. Por ora, curtam o "vídeo de urgência" AMAZONAS ANTIMANICOMIAL de Nivaldo Lima, símbolo da luta pela desinstitucionalização psiquiátrica no Amazonas.

Nenhum comentário: