maio 14, 2012

PQP!... A FIOCRUZ sai de cena... Vem aí a FIOCRUX

PICICA: "Hoje é um dos dias mais tristes para os militantes da Saúde Pública." Em tempo: Navegando em altos índices de popularidade, o governo Dilma Rousseff abriu o saco de maldades das privatizações, em nenhum momento mencionado na campanha eleitoral. Um duro golpe na boa-fé de quem nela votou. Um desrespeito à Saude Pública brasileira. Sérgio Arouca está convulso no túmulo. Assim, de rosa em rosa, Dilma vai acabando com nosso jardim. Aqui não temos um problema de correlação de forças. É um pretenso governo de trabalhadores acionando um rolo compressor contra nossas mais caras conquistas.  

maio 13, 2012 em Destaques por Gabriele Carvalho

Recebido via email
por Monica Olivar, Assistente Social – Tecnologista em Saúde Pública – NUST – Fiocruz


Camaradas,

Hoje é um dos dias mais tristes para os militantes da Saúde Pública. Hoje foi aprovado o processo de Privatização na FIOCRUZ. Foi aprovada, no VI Congresso Interno da Fiocruz, por 127 a 114 e uma abstenção a transformação da(s) da(s) Unidade(s) de Produção da FIOCRUZ em Subsidiária(s). Com este fato, a estratégia inerente a Fiocruz que é a assistência e pesquisa direcionada a população usuária do SUS será desvirtuada para o lucro, abrindo brecha para a entrada do capital financeiro e as grandes indústrias privadas de medicamentos nacionais e internacionais.

O absurdo maior foi no dia da abertura do nosso Congresso depararmos com uma Portaria Interministerial instituindo um Grupo de Trabalho para implantação da Subsidiária.

Trata-se de GOLPE BAIXO, desfechado na data de abertura do Congresso Interno. Com o nítido propósito de intimidação e sinaliza o futuro da fundação, caso haja resistências internas ao projeto governista.

Atentem para o dado de que a portaria não contempla apenas a criação da tal subsidiária, mas propõe a reordenação jurídica, institucional e estrutural de toda a FIOCRUZ.

Atentem ainda para a fala do Presidente da Fiocruz tentando ganhar os Delegados com seu engodo (o que conseguiu). Só que não explicou que um dos integrantes deste Grupo de Trabalho instituído antes da deliberação do Congresso é o Vice Presidente: “*************Essa proposta, obviamente, está fora de tempo, fora de lugar, nós já falamos com o Ministério da Saúde, por meio da secretária executiva, Márcia Amaral, e temos o compromisso de que essa portaria será anulada hoje e não terá prosseguimento. Considerem essa portaria inexistente porque esse é o compromisso da direção geral do ministério da Saúde, disse Gadelha. Essa é uma posição muito clara da presidência da Fiocruz: nós não faremos nenhum movimento externo à Fiocruz enquanto a Fundação não decidir o que quer e indicar os passos para que esse processo se dê de forma controlada e participativa”.

PS: isso me lembra um outro caso… alguns não sabem mas a Petrobrás chegou a ser chamada de Petrobrax por alguns dias, tendo custado milhões… ah, o poder da caneta.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-petrobrax-e-o-governo-fhc

Sim, camaradas, isso é grave. Como eu sempre digo: o Governo Dilma está usando o “rolo compressor” para aprovar coisas, atropelando mesmo.

Vejam abaixo a Portaria: GOLPE BAIXO NO DIA DA ABERTURA DO CONGRESSO INTERNO!!!

Saí do VI Congresso Interno com lágrima nos olhos, mas a luta continua… agora mais ainda…Parabéns ao nosso Sindicato que lutou bravamente!!! Parabéns ao Geandro, Alexandre Pessoa, Paulinho Garrido, Luciana, etc !!!!! Parabéns aos camaradas da ASFOC !!!

Perdoe-me se escrevi alguma besteira, afinal, estou engatilhando na Fiocruz (tenho somente três meses como servidora pública).

Saudações

Monica Olivar

Assistente Social – Tecnologista em Saúde Pública – NUST – Fiocruz


GABINETE DO MINISTRO – PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 900, DE 8 DE MAIO DE 2012
OS MINISTROS DE ESTADO DA SAÚDE E DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso as atribuições que lhes conferem os incisos I e II do parágrafo único do art.87 da Constituição, resolvem:

Art. 1º Instituir o Grupo de Trabalho Interministerial para analisar e propor a reordenação jurídica, institucional e estrutural da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com vistas a elaborar estudo referente à instituição do Conglomerado FIOCRUZ e da Empresa Companhia Brasileira de Biotecnologia em Saúde Biomanguinhos.
Art. 2º O referido Grupo de Trabalho será composto pelos seguintes representantes:
I – Ministério da Saúde (MS)
a) Gabinete do Ministro (GM)
Jean Keiji Uema
b) Secretaria-Executiva (SE)
José Carlos da Silva.
c) Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE)
Zich Moisés Júnior (titular); 
e Eduardo Jorge Valadares (suplente).
d) Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) 
Pedro Ribeiro Barbosa.

II – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)
a) Secretaria de Gestão (SEGES)
Valéria Alpino Bigonha Salgado (titular);
e Marianne Nassuno (suplente).

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA
MIRIAM APARECIDA BELCHIOR

Fonte: Saúde Brasil

Nenhum comentário: