outubro 08, 2015

OUTRAS PALAVRAS: Controle social, do Grande Irmão ao Big Data; Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis; Crônica sobre um jornalismo que regrediu a Facebook; A vida que se perde no trânsito das metrópoles; Por uma educação libertária, gratuita e popular; No incrível traço de Tetê Torquato, a complexidade de bichos e gente

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 565 - 7/10/2015




Controle social, do Grande Irmão ao Big Data
Como Estados e mega-corporações praticam, juntos, vigilância permanente. De que modo isso corrói vida privada -- sem a qual não pode, segundo Rousseau e Hannah Arendt, haver liberdade. Por Ignacio Ramonet (Outras Palavras)

Ruralistas tentam aprovar sementes estéreis
Bancada conservadora no Congresso quer liberar tecnologia que torna pequenos agricultores dependentes das transnacionais do agronegócio e atenta contra biodiversidade do planeta. Por Gerson Teixeira (Outras Palavras)

Crônica sobre um jornalismo que regrediu a Facebook
Incapaz de examinar e debater grandes temas nacionais, velha mídia compartilha comentário de rede social como furo de reportagem e busca curtidas ao invés de leitores. Por Viegas Fernandes Gonçalves, no Observatório da Mídia (Outras Mídias)

A vida que se perde no trânsito das metrópoles
Pesquisa quantifica: em SP, cada habitante passa em média 100 minutos por dia no trânsito, mais de 10% do tempo de vigília. Prejuízo econômico equivale ao PIB da Bahia. Por José Tadeu Arantes, na Agência Fapesp (Outras Mídias)

Por uma educação libertária, gratuita e popular
Projeto pedagógico inclui, na grade curricular, política e linguagens artísticas. Trabalha de maneira coletiva, autônoma e não-hierárquica. Sem doações, não sobreviverá (Blog)

No incrível traço de Tetê Torquato, a complexidade de bichos e gente
Com desenho raro e sacadas intrigantes, quadrinista prepara novo livro, conta como enfrentar barreiras que bloqueiam edição independente e aposta que mulheres, em breve, irromperão na literatura gráfica, ainda marcada pelo sexismo. Por Carolina Ito, na seção Outros Traços (Blog)

Nenhum comentário: